Feira de produtos agroecológicos será realizada no Campus Central no dia 30 de agosto

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebe na próxima terça-feira, 30 de agosto, a primeira edição da Feira de produtos agroecológicos – “Ecofeira”. A iniciativa possibilitará a troca de experiências de alunos, professores e técnicos da UERN com os produtores rurais, bem como o contato com a comunidade externa.

O professor Vinícius Claudino, do curso de Administração, está à frente da organização da “Ecofeira”. Além dele, professores de outros departamentos também estão envolvidos com o projeto.

“Teremos essa primeira edição como um projeto piloto, mas o objetivo é realizar a feira uma vez ao mês”, explica o professor Vinícius Claudino, acrescentando que em setembro não haverá a feira, mas a intenção é promover duas edições em outubro.

A “Ecofeira” ocorrerá das 7h às 11h, no Campus Central e contará com a presença de agricultores da Associação de Produtores e Agricultores da Feira Agroecológica (APROFAM), que semanalmente realizam a feira ao lado do Museu Municipal; além deles, estarão presentes cooperativas e a rede Xique xique.

Serão comercializados legumes, verduras, frutas, galinha caipira, ovos, mel, dentre outros produtos que compõem a agricultura familiar.
Vinícius Claudino explica que outras universidades também realizam feiras de produtos agroecológicos, esses espaços atraem moradores das comunidades para dentro das Universidades.

Nessa troca de experiências, estudantes e professores podem auxiliar na gestão de negócios e técnicas de vendas.

AGRICULTURA FAMILIAR – Realizada há 10 anos por produtores rurais de Mossoró, sempre aos sábados, ao lado do Museu Histórico Lauro da Escóssia, a Feira Agroecológica comercializa produtos livres de agrotóxicos. O comércio solidário e justo possibilita o contato direto do produtor rural com o consumidor.

Foto: APROFAM