...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

FE ABRE SELEÇÃO PARA BOLSISTAS

O Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FE/UERN) lançou edital para a seleção de 12 bolsistas remunerados e 6 não-remunerados. Os candidatos interessados devem se inscrever até o dia 19/11, conforme informações do edital abaixo:

 EDITAL Nº 021/2010/FE/UERN – PET Pedagogia Mossoró, 16 de novembro de 2010.

 

 A DIREÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO/FE, conjuntamente, com a TUTORIA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EM PEDAGOGIA- PET Pedagogia -, por meio deste, torna público a abertura do processo de seleção para as vagas, a serem preenchidas por alunos/as que atendam ao disposto neste Edital.

 

1- INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PET:

O PET é um Programa acadêmico direcionado a alunos/as regularmente matriculados/as em cursos de graduação, que se organizam em grupos, recebendo orientação acadêmica de professores-tutores.  

1.1 São objetivos do PET:

a) Envolver os estudantes num processo de formação integral, propiciando-lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos;

b)Melhorar o ensino de graduação;

c)Ampliar a formação acadêmica ampla dos/as alunos/as;

d) Proporcionar a interdisciplinaridade;

e) Favorecer a atuação coletiva;

f)Planejar e executar, em grupos sob tutoria, um programa diversificado de atividades acadêmicas.

 

2- INSCRIÇÕES:

Pode inscrever-se aluno/a regularmente matriculado/a no Curso de Pedagogia da UERN com Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 7,0 (sete) que não acumule outro tipo de bolsa e não desenvolva qualquer atividade remunerada.

 

2.1 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

a) Preenchimento da ficha de inscrição;

b) Cópia da Identidade, CPF e comprovante de residência;

c) Uma via impressa do histórico e comprovante de regularidade de matrícula em 2010.2;

d) Uma cópia atualizada do Currículo Lattes.

e) Declaração do aluno que não desenvolve atividade extracurricular remunerada e que dispõe de, no mínimo, 20 horas semanais para dedicar-se ao PET Pedagogia.

f) Carta de intenção do aluno, manuscrita, dizendo suas motivações para participar do Programa e apontando conhecer o “Manual de orientações dos grupos PET” e a “Proposta PET Pedagogia” 2010.

 

2.2 LOCAL E PERÍODO DE INSCRIÇÃO:

As inscrições serão feitas nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2010, nos turnos matutino e noturno, e no dia 19 de novembro, somente no turno matutino, na Secretaria da Faculdade de Educação (FE) da UERN, Campus Central.

Observar o horário de funcionamento da secretaria da Faculdade de Educação: turno matutino de 7:00 às 10:30h e turno noturno das 19:00 às 22:00h.

 

3 – NÚMERO DE VAGAS

Serão selecionados/as bolsistas para até 12 (doze) vagas remuneradas e para até 06 (seis) vagas para atuação voluntária.

4 – PROCESSO SELETIVO

A seleção de bolsistas do PET/Pedagogia ficará a cargo de uma banca examinadora constituída por 4 (quatro) membros/professores/as da Faculdade de Educação, dentre eles/as o tutor do PET. A banca poderá solicitar apoio dos demais professores/as para as atividades de seleção.

 

4.1- AVALIAÇÃO

O processo avaliativo constará de:

a. Análise da carta de intenção (eliminatória);

b. Prova escrita (eliminatória);

c. Entrevista coletiva (classificatória);

d. Análise do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) (classificatória);

e. Análise do Currículo Lattes (classificatória).

 

A prova escrita versará sobre temas pedagógicos a partir da bibliografia básica apresentada no item 6 deste Edital. A carta de intenção deverá ter o tamanho máximo de uma lauda.

Para as etapas da seleção de caráter eliminatória, itens “a” e “b” acima, estará apto/a para a fase seguinte aqueles/as que tiverem nota superior ou igual a 7 (sete).

 

4.2 – CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO:

Datas

Atividades

Resultados

19.11.2010

Homologação das Inscrições

A partir das 13:00h

19.11.2010

Análise da carta de intenção

18:00h

22.11.2010

Realização da Prova Escrita

08:00 h

22.11.2010

Resultado da Prova Escrita

A partir das 18:00 h

23.11.2010

Realização das entrevistas coletivas

7:15h

23.11.2010

Análise do IRA e do currículo lattes

A partir das 14:00 h

24.11.2010

Resultado da seleção

A partir das 8:00 h

24.11.2010

Assinatura do Termo de Compromisso

8:00 as 18:00 h

25.11.2010

Encaminhamento da documentação

à PROEG/MEC/FNDE

A partir das 08:00 h

 

5- DISPOSIÇÕES GERAIS:

a) A inscrição dos/as candidatos/as implica a aceitação dos termos deste Edital.

b) Os resultados serão divulgados com as notas, em ordem decrescente, sendo selecionados os/as candidatos/as aprovados/as que obtiverem as melhores médias de acordo com a divisão de vagas estabelecidas, sendo 7,0 (sete) a nota mínima para a aprovação, numa escala de 0 (zero) a 10 (dez).

c) O/A candidato/a classificado/a e selecionado/a dentro do número de vagas remuneradas ou voluntárias, assinará termo de compromisso específico.

d)O/A aluno/a PET, bolsista remunerado/a, receberá mensalmente bolsa no valor de R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais) de verba repassada pelo MEC/SESu/FNDE.

e) As normas de duração e manutenção da bolsa, os direitos e deveres dos/as bolsistas e as demais questões que envolvam o/a bolsista, a tutoria e a própria seleção são regidas pelas recomendações do “Manual de Orientações Básicas para os Grupos PET”, disponível em www.mec.br, e da legislação em vigor.

f) Os casos omissos serão decididos pela Comissão de Seleção em consonância com a direção da Faculdade de Educação.

 

6- SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000

MANUAL DE ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET. Disponível em [http://portal.mec.gov.br/pet]

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. Silva e Jeanne Sawaya. 4 ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001

PERRENOUD, Philipe. Dez competências para ensinar. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 2000.

PROPOSTA PET Pedagogia 2010 (mimeo).

 

 

 

Mossoró, 16 de novembro de 2010.

 

 

 

 

 

 

Prof. Esp. Maria Auxiliadora Alves Costa Prof. Dr. Jean Mac Cole Tavares Santos

Diretora da FE Tutor do PET Pedagogia

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support