...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

FAPERN abre edital voltado para pesquisadoras

Durante a semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) convida pesquisadoras ou especialistas que possuam trabalhos pautados sobre o Rio Grande do Norte a participarem do Prêmio FAPERN Mulher Pesquisadora 2013. Realizado a cada dois anos, o prêmio chega a sua terceira edição.

Os homens, em sua maioria, predominam as áreas científicas e/ou tecnológicas em todo o mundo. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) afirma que a presença de mulheres atuando nas engenharias e na maioria dos seguimentos científicos são escassos. Sabendo disso, o Prêmio FAPERN Mulher Pesquisadora tem como intuito reconhecer as mulheres que produzem contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural do Rio Grande do Norte.

O Prêmio é dividido nas seguintes categorias: Jovem Pesquisadora (para mulheres com até dez anos de atuação em determinada área de conhecimento) e Pesquisadora Sênior (destinado a mulheres com no mínimo dez anos de atuação em determinada área de conhecimento).

Para se inscrever no edital, as candidatas devem apresentar um memorial resumido contendo dados pessoais, formação acadêmica e títulos obtidos, instituição onde a candidata desempenha suas atividades de pesquisa, prêmios e honrarias, além de justificativa de pleito ao prêmio, pontuando os principais achados e contribuições para a ciência, tecnologia e/ou inovação do Rio Grande do Norte; Cópia do trabalho ou publicação da contribuição científico-tecnológica mais importante, com reconhecimento público e/ou acadêmico, que a credencie ao recebimento do PRÊMIO FAPERN – MULHER PESQUISADORA; Curriculum vitae no formato da Plataforma Lattes, atualizado; Carta de anuência assinada pelo representante máximo da instituição ou órgão de vinculação da candidata; Carta(s) de recomendação emitida(s) por autoridade(s) na área da Ciência, Tecnologia e Inovação e/ou por conselhos de classes, instituições de pesquisas ou órgãos relacionados com a área de atuação da candidata, que contribuam para endossar a iniciativa.

O processo seletivo será dividido em duas fases. A primeira consiste em uma pré-seleção, onde o corpo técnico da FAPERN irá observar se as candidatas preencheram todos os requisitos presentes no regulamento e a segunda fase será a Seleção Final, onde serão escolhidas as candidatas a serem premiadas.

A premiação será composta de um diploma para as referidas categorias e pelo troféu Vênus de Willendorf. Criado pelo artista plástico Guaraci Gabriel, o troféu Vênus Willendorf utiliza a mais antiga imagem da figura humana e simboliza a contribuição da mulher à ciência.

As candidatas podem enviar a documentação via Correios ou entregar pessoal na sede da FAPERN, no Centro Administrativo, em Lagoa Nova, até o dia 18 de março de 2013. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no endereço eletrônico da FAPERN (www.fapern.rn.gov.br).


Texto: Jornalista Mônica Costa
Outras informações sobre o processo de inscrição ou edital podem ser obtidas pelo email eventosfapern@gmail.com.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support