FANAT elege o professor Lima Júnior para segundo mandato como diretor

Professores, estudantes e técnicos que compõem a Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), elegeram o Prof. Dr. Francisco Chagas de Lima Júnior para o segundo mandato como Diretor da FANAT – quadriênio 2020-2024.

A eleição aconteceu ontem (16) de forma virtual, por meio da Plataforma Íntegra. O prof. Lima Júnior obteve 100% dos votos válidos. Foram contabilizados 163 votos, sendo três votos invalidados. O presidente da Comissão Eleitoral, prof. Heitor Liberalino, afirma que tudo transcorreu tranquilamente. “Semelhante a eleições passadas, o número de abstenções foi maior entre os estudantes”, analisou Heitor.

O professor Lima Júnior afirma que o resultado foi uma avaliação positiva ao trabalho desenvolvido na primeira gestão. “Nesses quatro anos, trabalhamos com tranquilidade e em parceria com os Departamentos e com as coordenações dos cursos de Pós-graduação, contando sempre com a colaboração da Gestão e da Universidade como um todo. Para o segundo mandato, colocamos em nossa carta-programa como ponto importante, o fortalecimento do modelo de gestão utilizado nos últimos quatro anos. Criamos um comitê gestor composto pelos chefes dos cinco departamentos e quatro coordenadores de pós-graduação”, afirmou Lima, explicando que todas as reuniões do Conselho Acadêmico Administrativo (CONSAD) da FANAT, eram antecedidas por uma reunião do comitê gestor. “Por incrível que pareça, nunca tivemos ponto de inflexão que não tenha sido resolvido antes no comitê gestor. Nós queremos fortalecer a gestão democrática”, complementou Lima Júnior.

Além do diálogo, outro fator destacado pelo professor é a postura de luta visando melhorar a infraestrutura na FANAT. “Considero a FANAT como uma das unidades que mais precisa de estrutura de laboratórios e de espaço físico. Temos uma carência grande, dada à questão financeira do Estado e as dificuldades que a universidade tem passado nos últimos anos. A gente precisa – com criatividade, jogo de cintura e parcerias – tentar resolver esses problemas porque a infraestrutura é crucial para funcionamento dos nossos cursos”, concluiu Lima Júnior.

A FANAT é composta pelos cursos de Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Ciência da Computação, Física, Matemática e Química; e os Programas de Pós-Graduação em Física (Mestrado e Doutorado), Ciência da Computação (Mestrado), Ciências Naturais (Mestrado) e Profissional em Ensino da Biologia (PROFBIO).