...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

FAFIC apresenta dados de pesquisa e extensão

Socializar dados importantes sobre a pesquisa e a extensão no âmbito da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) de modo a potencializar ações nessas duas áreas em consonância com as atividades de ensino. Foi com esse propósito que a direção da FAFIC-UERN promoveu na manhã desta terça-feira, (06), exposições sobre dados da Pesquisa e da Extensão na unidade acadêmica. O encontro aconteceu na sala de Multimídia da referida unidade acadêmica e contou com a participação dos dirigentes da faculdade, chefes de departamentos, professores e técnicos.

Os dados da Pesquisa foram apresentados pela professora-doutora Cicília Raquel Maia Leite, diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG). Ela explicou sobre o papel da Diretoria de Pesquisa, seus objetivos e campos de atuação. “Nosso intento aqui é de apresentar dados importantes de pesquisa no contexto da FAFIC na busca de fortalecer a cooperação, colaboração e transferência de conhecimento entre os pesquisadores da UERN”, destacou a professora Cicília Leite.

Cicília Leite destacou que com 77 grupos de pesquisa, a UERN está em terceiro lugar entre as instituições potiguares nesse quesito. Desses, 46 estão no Campus Central. E daqueles presentes em Mossoró, 14 estão na FAFIC, sendo 3 em Ciências Sociais, 4 em Geografia, 2 em Filosofia, 4 em História e 1 em Comunicação Social.

“A FAFIC tem uma situação significativa em relação aos grupos, mas é possível avançar mais. Exemplo disso é que de 67 professores ativos, 59 estão atuando em grupos de pesquisa, ou seja, 8 ainda não estão”, analisou Cicília Leite, acrescentando que uma preocupação maior se refere ao envolvimento dos alunos, pois de 852 discentes da Unidade Acadêmica, apenas 84 estão em atividades sistemática de pesquisa institucional.
Cicília Leite também expôs sobre a situação da Iniciação Científica na UERN, sobre auxílio a eventos, concluindo o diagnóstico sobre a Pesquisa na UERN e, mais detidamente, na FAFIC.

EXTENSÃO – O Pró-Reitor Adjunto de Extensão, Adalberto Veronese, apresentou um balanço da Extensão no UERN como um todo e na FAFIC em especial. Ele destacou que há projetos de extensão em andamento e 4 programas. E afirmou que existem muito mais atividades nessa área sendo desenvolvidas, no entanto afirmou que há dificuldade de catalogá-las. “Essa dificuldade decorre do fato de muitos professores não institucionalizarem essas ações”, argumentou Adalberto Veronese.

O diretor da FAFIC-UERN, professor-doutor Aílton Siqueira de Sousa Fonseca, considerou o encontro como positivo. “Foi um momento em que visualizamos o que temos na Pesquisa e na Extensão e lançamos um olhar sobre as possibilidades. Esperamos ter estimulado os professores a continuarem produzindo cada vez mais, seja na Pesquisa, seja na Extensão”, finalizou.

Obs.: Texto enviado pela FAFIC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support