FAEN promove aula inaugural do Núcleo de Estudos em Qualidade e Segurança do Paciente

A Faculdade de Enfermagem (FAEN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), realizou na tarde desta quinta-feira, 4, aula inaugural do Núcleo de Estudos em Qualidade e Segurança do Paciente (NEQSP). A atividade ocorreu no auditório da unidade.

Participaram da aula inaugural enfermeiros e estudantes de Enfermagem, coordenadores e membros dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), Hospital Rafael Fernandes (HRF), representantes da Secretaria Municipal de Grossos. Também estiveram presentes no encontro pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Qualis Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Segundo a diretora da FAEN, Érica Louise Bezerra, as ações do Núcleo estão de acordo com a Política Nacional de Segurança do Paciente, criado para contribuir com a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional, visando diminuir os eventos adversos, aumentar a satisfação dos usuários e fazer com que a assistência à saúde seja de qualidade.

“Algumas vezes por causa de imprudência, negligência ou imperícia são ocasionados erros de administração de medicamento, erros cirúrgicos, de prescrição, de diagnóstico, ou seja, danos evitáveis que não são o objetivo maior da assistência à saúde”, afirma a Professora Erica Louise, destacando que o Núcleo tem como principal objetivo zelar pela segurança do paciente, assessorar os serviços de saúde e trabalhar para minimizar a ocorrência desses erros.

O Núcleo foi criado no ano passado e, além do trabalho nas unidades de saúde, atua como área de pesquisa e desenvolvimento de atividades científicas, como simpósios. A sede é na FAEN, mas as suas ações são descentralizadas, acontecendo hoje principalmente na atenção hospitalar, com pretensões de expansão para a atenção primária à saúde, como revela Érica Louíse. As atividades são desenvolvidas por docentes e alunos, bem como por profissionais egressos da UERN e voluntários.