...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

FAEF inicia cursos do Encontro Educação Paralímpica

A Faculdade de Educação Física (FAEF) deu início nesta quinta-feira (20) ao Encontro Educação Paralímpica, que até o próximo sábado contará com cursos de capacitação voltados para a inclusão no esporte.

A abertura do evento foi realizada na manhã desta quinta-feira, no auditório da FAEF. Presente à cerimônia, o diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), David Costa, ressaltou a importância da formação de profissionais que trabalhem com o tema.

“Nós que temos alguma deficiência muitas vezes somos pressionados a nos sentirmos como coitados. Mas aí vêm o esporte e outras atividades e mostram que não é assim. É uma forma de destacar não as nossas limitações, mas as nossas potencialidades”, ressaltou David Costa.

O diretor técnico também salientou o fato de esse tipo de capacitação estar acontecendo de forma descentralizada, não se limitando a polos como a região Sudeste.

“O mesmo direito de uma pessoa do interior a ter acesso (a práticas esportivas) não é menor do que o de uma pessoa de uma grande capital”, ilustrou.

Conforme o técnico da seleção brasileira feminina de voleibol sentado, José Agtônio Guedes Dantas, que será um dos facilitadores do encontro, além de possibilitar benefícios diretos aos praticantes, os esportes que envolvem pessoas com deficiências físicas também são importantes para mostrar ao público geral o potencial dos atletas.

“A questão da deficiência está muito ligada ao meio em que se está inserido. Quando aquele meio dá as condições para as pessoas realizarem suas atividades, a deficiência delas passa despercebida. E o esporte é muito importante para isso”, frisou.

A abertura do evento contou também com a presença do diretor da FAEF, professor Humberto Jefferson de Medeiros; do secretário de Esporte e Lazer do Município e ex-vice-reitor da UERN, Aldo Gondim; e do chefe de Gabinete da UERN, Zezineto Mendes, que representou o reitor Pedro Fernandes.

Após a abertura do evento, foi ministrado o curso “Introdução ao Movimento Paralímpico”, pelo professor Edilson Alves da Rocha, integrante do CPB. Até sábado, serão realizados também os cursos Goalball, ministrado pela professora Carla Patrícia da Mata; Natação, com o professor Rui Menslin; e Voleibol Sentado, com o professor José Agtonio Guedes Dantas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support