...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

FAEF APRESENTA RETROSPECTIVA DE AÇÕES REALIZADAS EM 2009

O ano de 2009 foi positivo para a Faculdade de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEF/UERN). A afirmação é feita com base na análise do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. No primeiro, dos 22 professores – dois doutores, três mestres, 16 especialistas e um graduado – a qualificação dos docentes tem avançado: dois professores estão em mestrado e 1 em doutorado na UFRN, e outros dois cursam doutorado em Portugal pela UTAD.

Segundo o diretor da FAEF, professor Aldo Gondin, a faculdade conta com cerca de 150 alunos matriculados no curso de licenciatura, no Campus Central e Núcleo Avançado de Educação Superior de João Câmara. Diante do crescimento do curso, ele enfatiza que está em fase de elaboração o bacharelado em Educação Física, que habilita profissionais para atuação em clubes, academias, hospitais e para trabalho de personal trainer.

Ainda no campo da graduação, a FAEF realizou um evento por semestre envolvendo cursos: III Congresso Norte-rio-grandense de Atividade Física, Esporte e Lazer (CONAFEL) e III Encontro Norte-rio-grandense Criança e Escola. Além disso, em parceria com a Sociedade Internacional para os Estudos da Criança (SIEC), a FAEF realizou em Natal o Curso Internacional de Educação Física Desenvolvimentista contando com a participação dos professores doutores Ruy Krebs (Brasil) e David Gallahue (U.S.A.) para alunos e professores de vários Estados do Brasil.

A FAEF possui dois cursos de pós-graduação Latu-Senso (especialização) em  funcionamento: Desenvolvimento Infantil e Atividade Física Saúde e Qualidade de Vida. Para este ano, o diretor frisa que a meta é abrir concurso para contratação de mais professores.

No segundo eixo do tripé, a Pesquisa, a FAEF possui uma base de pesquisa credenciada no CNPq intitulada: Cultura Corporal, Educação e Desenvolvimento Humano onde possui 13 pesquisadores, 12 estudantes e um técnico, subdividido nas seguintes áreas:  Atividade Física, Saúde e Desenvolvimento Motor, Formação e Atuação do Profissional de Educação Física.

Junto ao PIBIC, a Faculdade conta com dois projetos aprovados: Melhor Idade com Melhor Qualidade de Vida (Profs. Dr. Francisco Napoleão Túlio Varela Barca e Ddo. Adalberto Veronese da Costa, Al. Paulo Roberto Gonçalves dos Santos),  Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida dos Praticantes de Atividades Físicas do Programa Mais Saúde da UERN (Profs. Ddo. Adalberto Veronese da Costa e Dr. Humberto Jefferson de Medeiros, Al. Naiara Maely Araujo Cardoso).

Com relação ao BITEC , um projeto está aprovado: Ergonomia – Saúde e Segurança do Trabalhador (Prof. Ddo. Adalberto Veronese da Costa, Al. Francisco Augusto de Negreiros Freire).

Na extensão, a Faculdade de Educação Física está na coordenação do primeiro Programa de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte: Mais Saúde. O programa conta conta com a participação de 55 pessoas entre elas 17 professores dos cursos de Educação Física, Medicina, Comunicação Social e Informática, além de nove alunos bolsistas e 29 alunos voluntários.

O Programa possui nove projetos vinculados a proposta da saúde e qualidade de vida através da prática regular de atividades físicas. São eles:

Pra Nadar (natação e hidroginástica) – Prof. Adalberto Veronese

Bola na quadra (futsal, voleibol e basquetebol) – Prof. Deusdedith Couto

Dancef (dança) – Profa. Hunaway Souza e Danielle Bessa

Ginástica Aeróbica: Saúde e Qualidade de Vida (step e localizada) – Profa. Maria do Carmo

Atletismo: prática e qualidade de vida (atletismo e caminhada) Profs. José Nunes e Antônio de Pádua

Ginástica Laboral na UERN  – Prof. Luis Marcos

SIMS (Sistema Integrado Mais Saúde – Faculdade de Informática) – Prof. Sebastião Alves, Pedro Fernandes e Francisco das Chagas

Mais Saúde.com (Faculdade de Comunicação Social)  – Profs. Elisa Sidrim, Ivan Chaves e Janice Leal

Saúde na Medida Certa (Avaliações físicas e Antropométricas, – Prof. Edson Pinto; Avaliação Médica – Prof. Antônio Vieira e Avaliação Nutricional (Profa. Priscila Bertevello)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support