Faculdade de Medicina dá sua contribuição contra o câncer de mama

Um grupo de alunos dos últimos períodos do Curso de Medicina, da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN), esteve ontem (09) na unidade de atendimento clínico da Faculdade, liderados pela Profa. Esp. Isabelle Cantídio Fernandes, exercendo uma atividade como parte do Projeto “UERN em Movimento”, que participa da campanha nacional “Outubro Rosa” e com o objetivo de conscientizar a população, em especial as mulheres, para a prevenção do Câncer de Mama.

Os alunos reuniram as mulheres grávidas que buscam na FACS o acompanhamento médico para o período de gestação, com o objetivo de fornecer esclarecimentos sobre o autoexame que permite que a própria mulher detecte o início de um câncer de mama. Os estudantes de Medicina iniciaram a apresentação de slides afirmando que “é a mulher que conhece melhor a sua própria mama e não o médico”. Eles mostraram os principais sintomas do câncer de mama, bem como os fatores de risco que facilitam o surgimento da doença. Entre as gestantes que assistiram a apresentação, a maioria era constituída de adolescentes.

O projeto “UERN em Movimento” é realizado pela Universidade do Estado, através da Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de Mossoró e tenho o apoio do SINTAUERN, ADUERN, Hiper Queiroz, Indaiá, Pedal Peças, Ciclopeças Eurides, Honda Motoeste, TCM, CDL, ACIM, SINDIVAREJO, Câmara Municipal de Mossoró, Maçonaria 24 de Junho, Rotary Clube, UNIMED, Sindicato dos Bancários e Salutaris.

Fotos: Ivanaldo Xavier