Faculdade de Enfermagem realiza simulação de resgate

A Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN), em parceria com o grupo Resgate das Dunas, realizou na manhã desta terça-feira (18) uma Simulação Realística para Resgate de Múltiplas Vítimas, utilizando o Protocolo Start.

A atividade foi realizada pelos alunos do 7º período, que receberam orientações dos instrutores do grupo Resgate das Dunas e puderam colocar as orientações em prática durante a simulação. “É uma atividade enriquecedora para a nossa formação. Uma oportunidade ímpar, que a Universidade está nos proporcionando. Com certeza sairemos daqui mais preparados para o mercado de trabalho”, analisa Heitor Lisboa, estudante do 7º período de Enfermagem.

Os alunos do primeiro período também estavam envolvidos, participando como vítimas na simulação, em uma nova proposta de trote. “O trote dos calouros de Enfermagem é exatamente ser vítima em um simulado de grande porte do Protocolo Start. Eles iniciam o curso já se envolvendo em atividades práticas e principalmente, de uma atividade que pode integrar os períodos, assim como nos nossos egressos”, explica a diretora da Faculdade de Enfermagem, Érica Louise.

O Protocolo Start foi desenvolvido para atendimento de ocorrências com múltiplas vítimas em grave risco de morte. Conforme o protocolo, ao chegarem à cena de emergência, os primeiros socorristas avaliam a situação, solicitam reforços e providenciam a segurança do local. Em seguida iniciam a triagem das vítimas por prioridades, esta seleção é necessária em situações nas quais a emergência ultrapassa a capacidade de resposta da equipe de socorro.

De acordo com o instrutor do Resgate das Dunas, Rafael Medeiros, a missão da empresa é capacitar os profissionais na área de urgência e emergência, usando como base o atendimento pré-hospitalar. Para ele, os estudantes da Faculdade de Enfermagem estão tendo uma excelente oportunidade de enriquecer sua formação. “O profissional da área da saúde pode atuar em diversos segmentos, mas a área de atendimento pré-hospitalar é de fundamental importância porque antes do paciente chegar no hospital, é preciso receber o atendimento de forma adequada”, explica.