...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

FACULDADE DE ENFERMAGEM DESENVOLVERÁ CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

Faculdade de Enfermagem (FAEN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), fará amanhã, 14, uma campanha para doação de sangue dentro do projeto Doação Voluntária de Sangue: desafio dos sonhos possíveis.
As pessoas interessadas em doar, podem comparecer, a partir das 7hs, na Unidade Básica de Saúde – Caic do Carnaubal, situado à Rua Souza Leão, s/n bairro Carnaubal.
Os organizadores da campanha ressaltam que o candidato(a) à doação de sangue passará, primeiro, por uma avaliação médica e só poderá doar se estiver bem de saúde. A quantidade doada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume de sangue do doador.
Eles ressaltam, também, que em cada doação uma pequena amostra do sangue coletado seguirá para exames obrigatórios, enquanto a bolsa ficará guardada esperando os resultados.
O sangue, depois de liberado, seguirá para pessoas que precisem de transfusões constantes, que foram acidentadas ou sofreram queimaduras, ou ainda que tenham passado por cirurgias.
Para doar, o candidato(a) deve estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 60 anos, peso mínimo de 50 kg, estar alimentado, aguardando duas horas após o almoço e uma hora após café da manhã ou lanche. A recomendação é que o candidato(a) evite alimentação pesada. Outro requisito é que tenha dormido, no mínimo, seis horas e estar documentado com RG ou documento equivalente, com foto.
 
IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS E DEFINITIVOS – Não poderá doar sangue temporariamente o candidato(a) que estiver com gripe ou febre, esteja grávida, tenha noventa dias após parto normal e cento e oitenta dias após cesariana; tenha ingerido bebida alcoólica no dia da doação ou feito tatuagem a menos de 12 meses.
Não pode doar sangue de forma definitiva a pessoa que tenha doença de chagas ou malária, hepatite depois dos dez anos de idade, comportamento de risco para AIDS, múltiplos parceiros sexuais, usar ou ter parceiros que usem drogas ou ser portador de Diabetes Mellitus e hipertensão arterial.
 
NÚMEROS DE DOAÇÕES / ANO – PERMITIDAS
Homens – intervalo de 60 dias com o máximo de 4 doações por ano.
Mulheres – intervalo de 90 dias com o máximo de 3 doações por ano.
Homens e mulheres com idade de 60 a 65 anos – no máximo 2 vezes por ano, com intervalo de 6 meses.
A iniciativa de amanhã, 14, tem o apoio do Pró-Saude, da GES, PMM, UERN, FAEN e PRONERA.
 
Informações: 3315-2152
 
 
Mário Gerson
Agecom-UERN

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support