Faculdade de Educação promove III Semana Pedagógica no Campus Central

A Faculdade de Educação (FE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) promove desde segunda-feira (02), a III Semana Pedagógica de Inclusão e Diversidade, no Campus Central. As atividades estão concentradas no Auditório da Faculdade de Educação Física (FAEF) até sexta-feira (06). Este ano o tema em debate é “Olhares Sobre a Diversidade nos Espaços Sociais de Aprendizagens”.

Na abertura dos trabalhos às 19h, no Auditório da FAEF, a diretora da Faculdade de Educação, Maria Auxiliadora Alves da Costa, destacou a importância da participação de professores e alunos do curso de Pedagogia e demais licenciaturas da instituição em debater pontos que dizem respeito as deficiências, andragogias, gêneros, diversidade e homofobia no contexto escolar.

Segundo a diretora da FE, o ciclo de debates acadêmicos que se inicia busca apresentar um panorama da diversidade promovendo aos discentes e docentes uma importante discussão a cerca de temas importantes na formação de profissionais da Educação como uma via de conhecimento e de melhor interação com os sujeitos aprendizes.

No primeiro dia de trabalho, a programação foi direcionada às atividades culturais. Houve a apresentação de dança de aluna e ex-alunas da UERN com deficiências: “As Cadeiretes”, seguido do Recital de Cordel por Yascára Samara e Martha e música ambiental com a professora da FE, Maisy Souto.

A organização do evento anuncia que o objetivo desta Semana é de promover e aquecer o debate sobre as diferenças, com discentes e docentes do curso de Pedagogia e das demais licenciaturas através da apresentação de temas importantes como Andragogia, Tecnologia Assistiva, Deficiências e Diversidade Sexual. E ainda do compartilhamentos de experiências, saberes e aprendizagens essenciais no contexto sócio educacional, visando construir pontes entre a teoria e a prática; entre a aversão e o afeto; entre o excluir e o incluir, ampliando a conscientização da importância da valorização e aceitação do outro para a consolidação da equidade humana.

Programação – Para esta terça-feira, a partir das 19h, a programação prevê a participação da Profa. Dra. Ana Lúcia Aguiar, Diretora da DAIN promovendo a apresentação cultural com Miriam, aluna de Geografia, e João Paulo, de Pedagogia; seguida da abordagem do tema: A Tecnologia Assistiva como instrumento de acessibilidade de inclusão, a cargo da professora Socorro Silva.

Até sexta-feira, a Semana debaterá ainda temas relacionados a Educação de Jovens e Adultos sob a Ótica da Andragogia; Artesãos Pedagógicos: A Importância da Construção de Recursos Didáticos Adaptados na Sala de Aula; Homofobia e Transfobia no Espaço Escolar; Gênero; Diversidade Sexual e Formação de Professores na Educação Infantil e a Sexualidade de Pessoas com Deficiências.