FACULDADE DE EDUCAÇÃO ABRE PROCESSO DE INSCRIÇÃO PARA MONITORIA

A Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FE/UERN) lançou edital relacionado à abertura de inscrições para a seleção de alunos ao Programa Institucional de Monitoria (PIM). A seleção para monitoria será feita para preenchimento de quatro vagas, sendo uma para a disciplina Psicologia da Adolescência; uma para a disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico; uma para a disciplina Sociologia da Educação e outra para a disciplina Didática.

Para efetuar a inscrição, o aluno deve estar regularmente matriculado no curso de Pedagogia do Campus Central, ter cursado, no mínimo, três semestres letivos, não ter sido reprovado em disciplinas do curso, ter sido aprovado com, no mínimo, nota 7,0 (sete) na disciplina da área de conhecimento, objeto de monitoria, conforme sistema de avaliação em vigor e não possua qualquer outro tipo de bolsa, seja de programas da UERN, seja de outros órgãos financiadores, excetuando-se os candidatos à modalidade não remunerada.

As inscrições serão feitas pelos interessados ou procurador legalmente constituído, no período de 16 à 23 de fevereiro de 2007, nos horários de 7h às 10h30min e 19h às 21h30min na Secretaria da Faculdade de Educação. No ato da inscrição o candidato deverá preencher formulário padrão, apresentar cópia do Histórico Escolar atualizado ou Ficha individual do aluno fornecido pelo DARE, bem como o resultado de avaliação da monitoria (se já tiver participado anteriormente).

O candidato à monitoria será selecionado mediante nota obtida na disciplina objeto da monitoria, desempenho em aula expositiva ministrada em 30 minutos, observando-se identificação do candidato com a filosofia do programa, atualização de conteúdos abordados na disciplina, capacidade de comunicação e fluência verbal e resultado da avaliação da monitoria (se já tiver participado anteriormente).

O tema da aula expositiva será sorteado, no dia 27/02/2007, às 8h na Faculdade de Educação, dentre os temas constantes neste edital, obedecendo ao número de ordem dos candidatos no ato da inscrição.

A aula expositiva terá duração de 30 minutos, e ocorrerá a partir das 8h do dia 28/2, na sala de projeção da FE, de acordo com a seqüência do sorteio. A nota da aula expositiva variará de zero 10 pontos. Será classificado o candidato que obtiver maior média das notas. O resultado da seleção será divulgado pela direção da Faculdade de Educação, através de edital, no dia 1º de março nos murais da FE. O aluno-monitor, após sua aprovação, deverá dedicar 12 horas semanais, para junto com o professor tutor, elaborar e desenvolver atividades didáticas e científicas, relacionadas à disciplina objeto da seleção.

Temas para o sorteio da aula expositiva:

Para a disciplina PSICOLOGIA DA ADOLESCÊNCIA

1) O fenômeno da adolescência e da Puberdade na Sociedade atual.

2) Principais teorias referentes à adolescência.

3) A construção da identidade do adolescente.

4) Desenvolvimento físico, principais mudanças e repercussões psicosociais dessas mudanças.

5) O desenvolvimento psicossexual do adolescente

2 – Para a disciplina SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

1) Relações e mediações entre educação e sociedade.

2) Os paradigmas da educação.

3) Os paradigmas contemporâneos na educação.

3 – Para a disciplina ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO BÁSICO

1) Organização da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

2) Modalidades de Ensino; Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação Especial, Educação do Campo, Ensino a Distância e Educação Indígena.

3) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.

4) Financiamento da Educação.

4 – Para a disciplina DIDÁTICA:

Aspectos históricos e conceituais da didática

Educação e ensino: desafios da escola atual..

A organização do saber escolar.

Edílson Damasceno

Agecom/UERN