...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Faculdade de Ciências Exatas e Naturais promove II Congresso Regional de Ensino de Matemática

A Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT) promove nesta semana o II Congresso Regional de Ensino de Matemática. Com a proposta de apresentar a matéria de forma lúdica para alunos da rede básica, o evento ocorre até o dia 6 de dezembro, e conta com a presença de grandes autoridades nacionais na área.

Na manhã desta quinta-feira, 5, foram apresentados jogos matemáticos e tecnológicos para alunos do Ensino Fundamental.

Pedro Henrique, 13 anos, é aluno do 6º ano da Escola Municipal Professor Antônio Fagundes e está encantado com os projetos. “É muito interessante saber que dá para fazer jogos com a matemática para ajudar o desenvolvimento do cérebro”, disse. Pedro confessou não gostar muito da disciplina, mas contou que o evento ajudou a mudar sua perspectiva sobre o assunto.

Para a professora Joselita Silva de Souza, que leciona matemática para alunos do 6º ao 9º ano, também na Escola Municipal Professor Antônio Fagundes, o congresso promove justamente essa nova dinâmica dos alunos com os números. “Os alunos têm uma noção de que matemática é muito difícil. Às vezes, eles nem estudaram, nem viram ainda [a matéria] e já pensam: é difícil. E isso aqui está desmistificando que a matemática não é esse bicho de sete cabeças, e faz isso através desses joguinhos”, declarou.

Essa também foi a visão do professor Nallyson Tiago, do curso de Matemática da UERN. Para ele, “as palestras, até com professores de outras instituições, vão ajudar muito a mudar esse pensamento”.

Diretor da FANAT, o Prof. Dr. Francisco das Chagas de Lima Júnior salientou a parceria com outras instituições, como a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), e a presença de pesquisadores de renome nacional.

De acordo com o professor, “este ano, a repercussão e a participação externa foram maiores, com professores de fora. Também tivemos um diferencial, até pela necessidade de um espaço mais adequado, fizemos a abertura lá no auditório da UFERSA, então acabou o pessoal da UFERSA participando”.

O evento continua até esta sexta-feira, 6, com programação em todos os turnos. Mais informações sobre o evento, palestrantes e programação podem ser conferidas AQUI.

Mesa-redonda conta com participação de uma das maiores autoridades da área no País

Na tarde desta quinta-feira, 5, o congresso continua, inclusive com a realização de uma mesa-redonda com o tema “A Matemática no contexto interdisciplinar”, marcada para ocorrer entre as 15h30 e 17h30 no auditório da Faculdade de Serviço Social (FASSO/UERN).

Dentre os debatedores, está o Prof. Dr. João Bosco Pitombeira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e uma das maiores autoridades em Matemática do Brasil. O professor destacou a importância desse tipo de evento.

“Gostei muito do entusiasmo e do envolvimento das pessoas. É importante incentivar os cursos, incentivar a juventude nesse caminhar, a ter uma boa educação. Eu vejo que vocês investem em laboratórios e atividades para os jovens, e eu acho tudo isso extremamente importante, e isso deve ser imitado e seguido em todos os cursos do Brasil”, afirmou.

De acordo com o professor Pitombeira, “Está começando a haver bem mais eventos desse tipo. Por exemplo, a Sociedade Brasileira de Matemática tem uma reunião grande, uma bienal, e agora eles estão sempre fazendo no interior. Já fizeram no Cariri, já fizeram no Amazonas. Então, é exatamente para incentivar os jovens e entusiasmá-los”.

João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado e doutorado em Matemática pela University of Chicago. Em 2008, recebeu o título de professor emérito da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Tem vasta experiência na área do ensino da disciplina.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support