FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS APROVA PROJETO NO CNPq

A Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) informa que o projeto Inovação, Diversidade e Sustentabilidade na Gestão de Territórios Rurais: monitoramento e avaliação do desenvolvimento do Assu-Mossoró e do Sertão do Apodi (RN) teve sua aprovação no âmbito do Edital MCT/MDA/SDT/CNPq – Gestão de Territórios Rurais Nº 05/2009.

O projeto, que terá sua coordenação a partir do Departamento de Economia, DEC/FACEM, buscará o envolvimento das Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, PROPEG, e de Extensão, PROEX, além de outras instâncias da UERN, e será desenvolvido em parceria com a UFERSA, UFRN, entre outras entidades.

Segundo os coordenadores da iniciativa, o projeto objetiva desenvolver atividades de pesquisa científica e extensão tecnológica que permitam o acompanhamento, monitoramento e avaliação do Sistema de Gestão Estratégica dos Territórios Rurais, através da implementação de duas Células de Acompanhamento e Informação. O seu foco é o desenvolvimento regional a partir de ações que direcionem para o aprimoramento das políticas públicas via estímulo do potencial humano e das organizacionais nos territórios rurais Assu-Mossoró e Sertão do Apodi, estes caracterizados pelo maior dinamismo econômico do Estado e pela forte presença tanto de uma agricultura moderna de exportação, quanto da agricultura familiar voltada para mercados locais e regionais. Além disso, nestes dois territórios encontra-se a mais alta densidade de assentamentos de reforma agrária do Rio Grande do Norte.

O Projeto é coordenado pelo Professor dr. Emanoel Márcio Nunes do DEC-FACEM, o qual possui uma equipe direta formada por dois professores colaboradores, dr. Alfredo Marcelo Grígio (UERN) e o dr. Marco Diodato (UFERSA), dois bolsistas EXP-1 que serão técnicos responsáveis pela ação de articulação nos territórios, e quatro bolsistas ATP-A, além de outros estudantes vinculados a professores envolvidos ou voluntários. O projeto, que possui um caráter estratégico significativo para a FACEM bem como para a UERN, terá duração de 3 anos e contará com aporte financeiro de R$ 774.429,88 do CNPq/SDT/MDA.
O início das atividades foi marcada pela participação do coordenador no I Encontro das Células de Acompanhamento e Informação da Região Nordeste, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do MDA, realizado entre 2 e 6 de agosto de 2010 em Brasília-DF.

“Já para o dia 9 do mês de setembro está sendo organizado um Seminário de Políticas Públicas, Desafios e Perspectivas do Planejamento Territorial para o Desenvolvimento Rural nos Territórios Assu-Mossoró e Sertão do Apodi. Este Seminário, que está previsto ocorrer na UFERSA, terá como propósito apresentar a proposta do Projeto para a comunidade acadêmica e os atores dos referidos territórios”, diz o professor dr. Emanoel Márcio.