FACS realiza aula inaugural dos Programas de Residência Médica

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) na manhã desta segunda-feira, 06, realiza a aula inaugural dos Programas de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, Medicina em Família e Comunidade e Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade em parceria com a Prefeitura de Mossoró, na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS).

Os programas de especializações em Residência Médica são parcerias com a Prefeitura Municipal de Mossoró e a UERN e vem de um convênio que teve seu programa adotado através do edital do Pró-Residência, programa conjunto ministério da Saúde/MEC que visa a abertura e expansão de programas de residência médica em áreas prioritárias para o país.

Presentes no evento os professores/coordenadores das residências médicas, autoridades, alunos e membros da sociedade. A aula inaugural apresentou para a comunidade acadêmica e sociedade números e objetivos das residências. “A primeira turma de residentes da UERN tinha 12 alunos, hoje conta com mais de 60 nas 3 residências oferecidas pela instituição”, diz o professor João Maria Soares, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

“Um dos principais objetivos destes programas é formar profissionais aptos a atuar no Sistema Único de Saúde, servir a comunidade como um todo, com uma visão integral e com práticas de promoção, prevenção e proteção a saúde”, diz a professora Andrea Taborda, coordenadora da COREME e coordenadora da Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade.

O profissional formado pela UERN deve estar apto a atender as demandas de saúde da população e deve ter na sua formação assuntos que vão desde a gestão em saúde, trabalho com grupos focais, educação em saúde a atenção integral a saúde nas diversas fases do ciclo de vida.

Fotos: Rodrigo Oliveira.