Extensão se destaca com aumento em 50% na aprovação de Programas e Projetos

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), consegue mais uma vez destaque no Edital no PROEXT 2012. Este ano, os professores extensionistas conseguiram aprovar 5 programas e 6 projetos, totalizando R$ 981.604,60, o que significa um aumento de 50% em recursos com relação ao ano anterior. O PROEXT é o principal programa de financiamento da Extensão no Brasil.

Com este resultado, a UERN aparece como a segunda universidade estadual que mais aprovou projetos. A primeira é a Universidade Estadual de Londrina. E se destaca em 25° dentre todas as universidades brasileiras. Mais de 100 universidades concorreram ao PROEXT e 90 conseguiram aprovar projetos e/ou programas.

A atuação da Pró-Reitoria de Extensão nos últimos três anos, demonstra a evolução da UERN neste programa de financiamento.

Em 2010: 6 ações (2 programas e 2 projetos) = R$ 423.446,00
Em 2011: 7 ações (5 programas e 2 projetos) = R$ 659.153,70
E em 2012: 11 ações (5 programas e 6 projetos) = R$ 981.604,60

Importância do PROEXT – O PROEXT, hoje, se configura como um dos poucos editais específicos para financiamento da extensão no país e vem se tornando o principal responsável por este novo impulso para a área. Através dele, é possível adquirir equipamentos, realizar serviços e principalmente conceder bolsas a estudantes.

AÇÕES APROVADAS EM 2013

• Juventude em foco – Francileide Batista de Almeida Vieira
  • Programa assistencial de doenças de Chagas – Wogelsanger Oliveira Pereira
  • Contribuições ao planejamento urbano, ambiental e turístico dos municípios de Portalegre e Martins/rn – Rodrigo Guimarães de Carvalho
  • Diálogos autobiográficos: trilhas da formação dos/as educadores/as serranos/as – Maria Euzimar Berenice Rego Silva
  • Programa Pró-vida: atividade física e qualidade de vida – Maria Irany Knackfuss
  • Parentalidade feliz e responsável ‘Par feliz’ – Janieiry Lima de Araújo
  • Crescimento do pinhão manso sob solo do Semi-Árido tratado com materiais orgânicos – Yáskara Fabíola de Monteiro Marques Leite
  • Introdução à educação financeira/finanças pessoais – Miguel Henrique da Cunha Filho
  • Formaçao em economia solidária – Luciana Dantas Mafra
  • Produção de biodiesel a partir de óleos usados – Luiz Gonzaga de Oliveira Matias
  • Ação de proteção contra a violência a partir da prevenção ao uso de drogas em escolas públicas de Mossoró – Francisco Vanderlei de Lima.