Exposição sobre os animais marinhos abre programação da Semana do Meio Ambiente

Com muito entusiasmo, crianças, jovens e adultos prestigiaram e participaram das atividades interativas da Exposição “Conhecendo os Animais Marinhos para Proteger”, do Laboratório de Monitoramento de Biota Marinha do Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A abertura ocorreu na tarde do último domingo, 5, no Partage Shopping Mossoró, e marca o início da programação da Semana do Meio Ambiente da Uern.

Para a reitora Cicília Maia, a exposição representa mais uma ação concreta da Universidade em prol da transformação social. “É uma alegria muito grande ver a nossa Uern cada vez mais integrada com a Universidade, conscientizando as crianças de forma lúdica e chamando a atenção de todos para a missão coletiva de preservação do meio ambiente”, diz a reitora, destacando que a iniciativa integra as ações da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que estimula ações práticas para o desenvolvimento sustentável.

Segundo a professora Ana Bernadete Fragoso, professora do Departamento de Ciências Biológicas e coordenadora do laboratório, a exposição conta com exemplares de animais marinhos, como crânios, esqueletos, animais taxidermizados, amostras biológicas dos animais secas ou em álcool (ex: dentes, barbatanas de baleias, filhotes de tartarugas etc), jogos interativos, vídeos e banners explicativos.

“O objetivo é despertar o interesse para a questão ambiental, desenvolvendo atividades lúdicas para crianças e adolescentes, de forma a plantar desde cedo a semente da importância de ações para preservar o meio ambiente”, explica a professora. A coordenadora de marketing do Partage Shopping Mossoró, Clara Maria, ressaltou que a exposição é mais um projeto em parceria entre o Shopping e a Universidade.

O pequeno Matheus Vinícius participava com entusiasmo de cada atividades da exposição e ouvia com atenção as informações sobre os animais marinhos. “Adorei tudo! É muito legal”, externou o pequenino. A mãe de Matheus, Ariana Queiroz, avalia que a exposição é muito importante para conhecer a fauna da região e despertar ações de preservação do meio ambiente. “Gostei porque é bastante interativo e desperta a curiosidade das crianças para as questões ambientais”, afirma.

A exposição “Conhecendo os Animais Marinhos para Proteger” ficará aberta ao público, no Partage Shopping Mossoró, até o dia 12 de junho, das 10h às 22h de segundo a sábado e, nos domingos, de 14h às 20h.

A solenidade de abertura da exposição contou ainda com a presença do vice-reitor da Uern, Chico Dantas; a assessora de Transparência e Governança da Uern, Jéssica Figueiredo, coordenadora da Semana do Meio Ambiente; o pró-reitor de Extensão, Esdras Marchezan, e representantes da comunidade acadêmica.