Ex-Reitores destacam importância da data para o Estado do Rio Grande do Norte

Ex-reitores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte destacaram durante a Assembleia Universitária, realizada no domingo (28), no Teatro Dix-Huit Rosado, que marcou à passagem do Quadragésimo Sexto Aniversário da UERN, a satisfação de participar de mais um evento da instituição que comandaram em décadas distintas.

Sobre os 46 anos de história da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), comemorado no dia 28 de setembro e que a consolida como a maior Instituição de Ensino Superior do interior do Estado, os ex-reitores, Elder Heronildes da Silva, Genival Josué Batista e Maria das Neves Gurgel de Oliveira Castro, prestaram o seguinte depoimento:

Elder Heronildes da Silva (Janeiro de 1977 a Janeiro de 1981) – “Realmente, é uma alegria participar da solenidade referente aos 46 Anos de Fundação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. E sinto cada vez mais a grandeza da Universidade e isso me empolga, faz bem, me alegra. E quando reúne ela (a Universidade), tanta gente em torno de si, para mostrar a sua grandeza, a sua projeção e também o brilho através de homenagens a pessoas que prestaram grandes serviços a instituição, como é o casos dos homenageados de hoje”

Genivan Josué Batista (Janeiro de 1981 e março de 1983) – “É um acontecimento do maior significado participar das comemorações alusivas aos 46 Anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), da qual eu fiz parte, logo no seu início de lutas. Mas sem nenhuma dúvida, o que mais contribui para o desenvolvimento de Mossoró é o seu polo educacional. E a UERN é a base de tudo isso, de forma que a gente comemora com muita alegria, com muito entusiasmo e com lembranças muito agradáveis. Quem é que imaginava que aquela luta inicial, que eu assisti a partir de sua consolidação, com a atuação de João Batista Cascudo (Setembro de 1968 a janeiro de 1973) até chegar aos dias atuais, onde a sua atuação hoje está espalhada pelo Rio Grande do Norte, pelo Brasil e pelo mundo.”

Maria das Neves Gurgel de Oliveira Castro (Setembro de 1993 a Setembro de 1997) – “Eu quero registrar a minha satisfação e poder estar aqui hoje participando dos 46 anos da nossa instituição e parabenizar pelo grande serviço que tem prestado ao Estado do Rio Grande do Norte, como também ao país como um todo. No período em que fui Reitora da UERN, enfrentamos muitas dificuldades porque, na nossa época, tínhamos um desafio que era a qualificação de docentes. Nós sabemos que a instituição logo que foi estadualizada contava com apenas 03 Mestres e hoje a gente ver na exigência de concursos para que se tenha título de mestre ou doutor. E foi, para nós, um desafio enfrentar e buscar cursos de mestrado e de doutorado para que liberasse professores para participarem dessa formação importantíssima para o desenvolvimento da instituição”