Ex-reitor Sátiro Dantas doa acervo para Núcleo de Documentação Histórica da UERN

Há anos guardando com muito zelo parte da história da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em seu arquivo pessoal, o ex-reitor Padre Sátiro Cavalcanti Dantas resolveu doar seu acervo para o Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica e Laboratório Oral e Imagem da instituição. “Guardei os documentos esperando que um dia eles pudessem ser organizados em um único local”, disse Padre Sátiro, ao receber nesta quarta-feira, 03, a visita do reitor Pedro Fernandes acompanhado do diretor do Núcleo, Lemuel Rodrigues.

Padre Sátiro já havia dado ao reitor cópias da Lei sancionada pelo prefeito Dix-huit Rosado passando a titularidade do Clube Aceu à UERN e cópia da resolução que criou o primeiro Campus Avançado “Walter de Sá Leitão”, de Assu, que está completando 30 anos.

Na coleção do professor e sacerdote, a Universidade vai poder resgatar episódios importantes, entre eles, o processo de estadualização em que Sátiro é considerado um dos principais baluartes.

Padre Sátiro não esconde a satisfação de ver a história da UERN preservada e já acertou com o professor Lemuel que o arquivo pessoal sobre a Universidade vai ser repassado ao Núcleo, em breve.

O reitor Pedro Fernandes considerou o gesto de Padre Sátiro grandioso pelo desapego à parte de seu arquivo pessoal e pela dedicação do ex-reitor em manter a memória da instituição.