Ex-reitor da UERN oficializa doação de acervo pessoal à instituição com a história de mais de 4 décadas

O ex-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, oficializou na manhã desta quinta-feira, (11), a doação do seu acervo pessoal sobre as atividades na instituição universitária nas últimas 4 décadas. Ele recebeu a visita do reitor Pedro Fernandes na sede do Colégio Diocesano Santa Luzia, oportunidade em que fez o repasse do material arquivado por ele, sobre atividades solenes, como transições na Reitoria e, principalmente, o da estadualização da UERN, época em que dirigia os destinos da UERN.

O material doado a UERN ficará à disposição da comunidade no Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica e Laboratório Oral e Imagem da instituição. Depois de repassar o acervo pessoal da instituição ao reitor Pedro Fernandes, o ex-reitor Padre Sátiro Cavalcanti Dantas disse que a doação está sendo feita a UERN porque é o local privilegiado e apropriado para manter esse material. “Eu guardei comigo porque encontrei vários documentos que sequer em caixa se encontrava em local não apropriado para preservação destes documentos. Daí, a minha iniciativa de remover esse material para fazer uma pesquisa do que os documentos tratavam e encontrei um material riquíssimo sobre a Universidade”, lembra.

Dentre o material doado à UERN, Padre Sátiro cita a documentação que trata da criação da Universidade, da mudança na transição de reitor, de Presidente da Fundação, da luta pela estadualização da UERN, a que deu destaque, separando em pastas particulares, onde mostram os bastidores deste processo da estadualização. Na ocasião lembrou da alegria de saber que o acervo vai para a sua casa e com tristeza porque vai sentir saudades, finalizou, dizendo que se no futuro precisar recorrer a alguma pesquisa sobre a instituição “vai buscar lá onde estão, onde deveriam estar e, com isto, realizando um sonho de saber que todo o material que manteve com tanto zelo estará em boas mãos”, concluiu.

O vice-diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia, padre Charles Lamartine, participou do ato de entrega da documentação.

OFICIALIZANDO – A doação pessoal sobre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte foi tratado num encontro entre o reitor Pedro Fernandes e o ex-reitor Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, na última quarta-feira (03). Neste encontro participou ainda o Diretor do NUDOPH, Lemuel Rodrigues. Na reunião, o reitor Pedro Fernandes manifestou sua opinião, enaltecendo o gesto grandioso de Padre Sátiro pelo desapego à parte de seu arquivo pessoal e pela dedicação do ex-reitor em manter a memória da instituição. A UERN também deve digitalizar todo conteúdo.