EVENTO SEDIADO EM MOSSORÓ DISCUTIRÁ IMPORTÂNCIA DOS PARQUES TECNOLÓGICOS

A partir desta quarta-feira (20), Mossoró sedia, pela primeira vez, a Escola Potiguar em Computação e suas Aplicações.  A EPOCA2010 está inserida no período da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT e consistirá de minicursos, palestras, mesa-redonda, workshop e sessões técnicas, para apresentação das pesquisas realizadas nas diversas Instituições de Ensino Superior.  O evento acontecerá em dois momentos distintos: um dia de minicursos, que acontecerão nas instalações da UERN, UFERSA e IFRN, instituições organizadoras da Escola; e dois dias de sessões técnicas, mesa redonda e workshop, que acontecerão no Hotel Thermas. O tema desta terceira edição da EPOCA será “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Computação”, com uma discussão especial sobre os Parques Tecnológicos.

A EPOCA2010 tem o objetivo de divulgar e promover o desenvolvimento científico e tecnológico, bem como, contribuir para a interiorização da Ciência no Brasil. “A versão 2010 da EPOCA acontecerá na segunda principal cidade do RN, que vem se consolidando como um importante pólo de educação superior, contando com duas universidades públicas (UERN e UFERSA), um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, uma universidade particular e três faculdades. Mossoró, por sua posição geográfica e importância econômica, também exerce forte influência sobre os Estados do Ceará e da Paraíba. Portanto, a realização da EPOCA2010 na cidade, além de divulgar e promover o desenvolvimento científico e tecnológico, contribuirá para a interiorização da ciência no Brasil e exercerá um papel importante na consolidação de mais um pólo de educação superior do país”, enfatiza  Karla Darlene Nepomuceno Ramos,  professora da UERN e coordenadora geral do evento.

As inscrições para a EPOCA2010 podem ser feitas pelo site www.di.uern.br/epoca2010. O site também disponibiliza informações e a programação completa do evento. A EPOCA2010 está sendo realizada com o apoio da CAPES, SBC, UFRN, Prefeitura Municipal de Mossoró, SETUP Solução Digital e da Rede de Hotéis Sabino Palace, além do patrocínio do Banco do Brasil, Petrobras, Miranda Computação e Plugnet.

Programação
Para a mesa redonda, que acontecerá no 2º dia da Escola, quinta-feira (21), às 16h30, o Mestrado de Ciência da Computação UERN/UFERSA e o IFRN pretendem promover uma discussão sobre o tema “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Computação”. Para tanto, convidaram representantes do Parque Tecnológico da Paraíba, da Universidade Estadual do Ceará, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN) e o Coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Agência Espacial Brasileira, Jackson Maia, para debaterem o tema. “Nesse contexto, a EPOCA2010 se insere nas discussões nacionais para definição de uma política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, a exemplo da 4ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia ocorrida em Brasília em abril passado”, explica a professora Karla Darlene.

Em reconhecimento à importância dos Parques Tecnológicos como um valioso instrumento de desenvolvimento regional, consta na programação do evento o workshop sobre Parques Tecnológicos. O objetivo do workshop é discutir experiências, potenciais benefícios e desafios relacionados à implantação de um parque tecnológico no Rio Grande do Norte. O deputado federal Betinho Rosado, autor de emenda parlamentar para a implantação de Parque Tecnológico em terras potiguares, participará do workshop ao lado de representantes da FAPERN, do projeto Metrópole Digital, do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFRN e UFERSA e representante de iniciativas similares no Ceará.

Nas sessões técnicas, o evento, além de congregar os segmentos acadêmico, empresarial e industrial, terá a função de motivar a produção acadêmica, uma vez que consta em sua programação a submissão de artigos nas diversas subáreas da computação e as suas aplicações, tais como algoritmos, arquitetura de computadores, banco de dados, concepção de circuitos integrados, desenvolvimento de sistemas embarcados, engenharia de software, formalismos, lógica, semântica da computação, inteligência artificial, linguagens de programação, qualidade de software, redes de computadores, sistemas de informação, sistemas distribuídos, sistemas operacionais.

Também serão oferecidos minicursos, que acontecerão nos Campi da UERN, UFERSA e IFRN. A inscrição no evento dá direito à participação em um minicurso. Os minicursos oferecidos são Programação Metaheurística, Desenvolvimento web com Ruby on Rails, Interconexão de Redes, Tópicos em VHDL, Desenvolvimento de Aplicações para dispositivos móveis, Software Livre para Robótica e Automação, Otimização em Redes, Programação na era multicore, e Programação de Jogos com Pygame.