EVENTO ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

A XVI edição do Encontro de Pesquisa e Extensão, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, acontecerá em parceria com a Reunião Regional da SBPC, no período de 14 a 16 de abril.

Dirigido para gestores de ciência e tecnologia, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e profissionais de diversas áreas, o evento abordará questões cruciais para o desenvolvimento sustentável do semi-árido com o tema: “Água e desenvolvimento no semi-árido”.

Segundo o Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Wogel Oliveira, a SBPC realiza anualmente seus encontros regionais e anuais. “A cidade de Mossoró foi escolhida para sediar a Reunião Regional da SBPC, evento esse que antecede a Reunião Nacional da SBPC que ocorrerá em Natal”, frisa. “A escolha do local e data foi definida em reunião da Diretoria da SBPC e representantes da UERN e UFERSA em Mossoró. Foi a partir dessa primeira reunião que começamos a pensar na parceria do ENCOPE e SBPC”, comenta.

Durante o evento serão realizadas conferências e mesas-redondas com a participação de pesquisadores renomados. Paralelamente serão realizados 50 mini-cursos ministrados por professores da UERN e UFERSA e apresentação de trabalhos científicos, ressalta.

De acordo com ele, a participação no ENCOPE estará condicionada à inscrição na Reunião Regional da SBPC. A inscrição na SBPC também dá direito a participar de um mini-curso, acesso a materiais e envio de trabalhos ao próprio ENCOPE.

Segundo o professor Wogel, uma das características da edição do ENCOPE será a presença dos pavilhões temáticos, ao invés dos grupos de trabalhos, que serão divididos em quatro temas: 1 – Meio Ambiente, agrárias e saúde; 2 – Educação e cidadania; 3 – Cultura e comunicação e 4 – Ciência, Tecnologia e Gestão. “Com esses pavilhões pretendemos que as áreas interajam em torno de um tema, fortalecendo a interdisciplinaridade”, destaca o professor e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Pedro Fernandes.

As inscrições para a Reunião Regional da SBPC já estão abertas no site www.sbpcnet.org.br/mossoro e para o envio de trabalhos para o ENCOPE acontecerá a partir do dia 1º de fevereiro pelo site www.uern.br/encope.

O valor da inscrição da Regional será de R$ 15,00.