Evento em alusão ao Dia do Químico atrai participantes de várias instituições do país

Uma programação especial está sendo realizada desde ontem (17) em alusão ao Dia do Químico – que é comemorado nesta quinta-feira, dia 18 de junho. A promoção é do Departamento de Química, da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FANAT/UERN).

A roda de conversa realizada na manhã de hoje (18) pelo Facebook, na Página do evento: https://www.facebook.com/diadoquimicoUERN/, reuniu 89 participantes. O tema em debate foi “Ensino de Química e teatro científico”, com a participação dos professores convidados: Francisco Souto e Roseana da Silva Bezerra.

O coordenador do evento, prof. Keurison Magalhães, explica que a proposta foi discutida com os professores do Departamento e também contou com adesão da maioria dos técnicos. “Na abertura fizemos um momento de recepção aos calouros que ainda não tiveram contato com a UERN, devido à pandemia de Covid-19. Evidenciamos os projetos e programas formativos, bem como a apresentação dos professores e técnicos. Tivemos quase 100 pessoas conectadas”, afirmou Keurison.

Foram realizadas quase 200 inscrições. A professora Anne Gabriela destaca que a participação está sendo efetiva. “O evento está sendo um sucesso, tivemos inscrições de participantes da UERN e de diferentes instituições – IFCE, IFC, UFC, IFRN, UFRN, Ufal, UFCG, UFPB, IFPI, Ufersa e UFMG”, afirmou Anne Gabriela.

Toda a programação está sendo realizada on-line. “Neste momento de pandemia, nós professores e comunidade acadêmica temos que buscar novos meios de levar as discussões da ciência para todos. As ferramentas tecnológicas de divulgação e de ensino devem ser aliadas neste momento, mas não substituem nossa interação com os estudantes e a sociedade, tendo em vista que nosso curso é experimental e teórico”, declarou Keurison.

PROGRAMAÇÃO – A tarde serão realizadas duas rodas de conversa, também no Facebook, a primeira às 14h, sobre “Tendências na utilização de métodos eletroanalíticos”, com o prof. Thiago Mielle Brito Ferreira de Oliveira. A segunda roda de conversa será às 15h, sobre “Escrita científica e desafios da ciência”, com o prof. Giuseppe Abiola Câmara da Silva. O encerramento será às 16h.