EVENTO “ADUERN 30 ANOS” ACONTECE AMANHÃ, DIA 10

No dia 11 de setembro de 2010, a Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN) comemora 30 anos de luta pela categoria docente da UERN. Para comemorar a data, a entidade promove um grande evento no dia 10 de setembro.

A comemoração será realizada na sede da Associação em Mossoró, às 20h e deve contar com um grande número de professores. “Enviamos os convites para os departamentos e os docentes podem retirar as senhas na Secretaria do Sindicato”, afirma o professor Flaubert Torquato, presidente da entidade.

O evento será marcado pela homenagem à primeira diretoria da ADUERN. “Eles foram os pioneiros, enfrentaram muitas situações adversas, mas souberam conduzir as primeiras lutas para que outras diretorias pudessem dar continuidade aos seus trabalhos”, explica o presidente.

Na ocasião, ainda serão realizados vários lançamentos: logomarca comemorativa dos 30 anos, programação dos eventos até setembro de 2011 e a edição comemorativa do jornal “ADUERN Notícias”. Ainda haverá o descerramento de uma placa comemorativa.
Logo após o cerimonial, os presentes vão poder desfrutar de coquetel e música ao vivo com a banda A3. O brinde comemorativo acontecerá à meia-noite, já que a ADUERN faz aniversário no dia 11 de setembro.

Muitas lutas – No dia 11 de setembro de 1980, os professores da UERN se reuniram em assembleia e deliberaram pela criação de uma entidade que defendesse os seus direitos e que lutasse por uma Universidade pública, gratuita e de qualidade. Estava criada a Associação dos Docentes da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte (ADFURRN), hoje ADUERN.
Ao longo dos 30 anos de sua criação, a ADUERN acumula várias lutas e conquistas para a categoria docente. Entre essas podemos destacar: a estadualização da Universidade; elaboração do Estatuto da UERN; Plano de Cargos e Salários; defesa da Dedicação Exclusiva (DE) como regime de trabalho; reformulação do Estatuto da UERN e várias conquistas salariais.

Texto: Talita Lucena
Assessoria de Comunicação da ADUERN