...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Estudos da Uern contribuem para a preservação da água

A água é um bem dos mais preciosos e que possibilita a vida em suas diversas formas. É também um recurso finito e que exige uma gestão racional, de modo que a oferta possa atender as demandas atuais, que são crescentes, e também possa atender as demandas futuras.

Nesse processo de gestão dos recursos hídricos, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) tem muito a contribuir, seja com o ensino, com a pesquisa ou com a extensão.

“As nossas pesquisas, por exemplo, muito relacionadas às áreas de avaliação de impactos ambientais, de riscos ambientais e de geoconservação são aqui contextualizados na área da bacia hidrográfica do rio Apodi – Mossoró. Identificar impactos ambientais de atividades, prever impactos ambientais, identificar riscos ambientais, pode contribuir para melhor ordenamento do território de modo que essas atividades venham a impactar menos os recursos hídricos e os lençóis freáticos”, avaliou o professor de Gestão Ambiental, Wendson Dantas.

Nos estudos voltados à geoconservação, acrescenta o docente, destacam-se os trabalhos que a Uern tem desenvolvido no Parque Nacional da Furna Feia, uma importante unidade de conservação, fundamental para garantir a recarga dos aquíferos que abastecem toda a região de Mossoró e grande parte do baixo curso do rio Apodi-Mossoró.

As cavernas da região possibilitam uma recarga muito rápida do sistema de lençóis subterrâneos, que garantem o desenvolvimento de diversas atividades, desde o abastecimento humano até as diversas atividades produtivas que estão instaladas na região.

“Portanto, estudos e pesquisas envolvendo elementos ambiente de modo inter-relacionados com a água são de grande importância para subsidiar ações de gestão de recursos hídricos e, dessa forma, oportunizar que a água esteja sempre presente e possa garantir o desenvolvimento das populações e garantir o desenvolvimento da vida na Terra”, finalizou o professor.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support