Estudantes lançam Jornal Officina e apresentam documentário sobre jornalista Canindé Queiroz

Os estudantes do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) lançaram na manhã desta quarta-feira (11) a nova edição do Jornal Officina, produto laboratorial das disciplinas Jornalismo Impresso e Edição. O evento aconteceu no auditório do Departamento de Comunicação Social (DECOM) – Campus Central – e contou com a presença da diretora-executiva da Gazeta do Oeste, Maria Emília Lopes Pereira.

O Reitor Pedro Fernandes prestigiou o evento: “Momentos como esse são muito importantes porque a gente vê o envolvimento dos alunos, professores e técnicos. Tanto o jornal Officina como o documentário contaram com a participação direta desses três segmentos. O curso de Comunicação tem incentivado os alunos a manterem contato com o mercado de trabalho e isso é muito importante”, afirmou o Reitor, destacando também a parceria com o jornal Gazeta do Oeste. “A Gazeta é uma empresa que tem uma história importante na cidade, mas, além disso, essa parceria tem algo simbólico… O jornalista Canindé Queiroz foi o segundo reitor de nossa instituição, ele foi responsável pelos espaços que ocupamos até hoje no Campus Central”, ressaltou o Reitor Pedro Fernandes.

A diretora da GAZETA, Maria Emília Lopes Pereira, destacou o trabalho e o empenho dos alunos e professores: “A UERN mostrou Canindé Queiroz em suas várias atividades – político, professor, administrador e jornalista”, pontuou Maria Emília, acrescentando que a parceria para a impressão do Jornal Officina é importante também para o jornal, que enriquece seu conteúdo com esse trabalho.“A Gazeta sempre deu oportunidade para os estudantes de Jornalismo. É uma honra firmar essa parceria”, disse Maria Emília.

A partir desta edição, o Officina contará com apoio do jornal Gazeta do Oeste, que ficará responsável pela impressão dos exemplares. A parceria vai possibilitar que o jornal laboratório passe a ter uma periodicidade definida: trimestral. Além dos 500 exemplares que serão distribuídos gratuitamente na universidade, o Officina terá 2,5 mil exemplares encartados na edição da próxima quinta-feira (12) da Gazeta do Oeste.

O Jornal Officina é produzido pelos alunos das disciplinas Jornalismo Impresso e Edição, sob a orientação do professor Me. Esdras Marchezan. Participaram desta edição os alunos João Magagnin, Bárbara Gomes, Keydson Renato, Saulo Vale, Ana Paula Cardoso, Daniel Alves, Yáskara Fabi, Tamara Sena, André Luís, Edisônia Martins, Edja Lemos, Cláudio Palheta, Edilana Carlos, Jéssica Mafra, Johnatan Cruz, Jani Di e Luan Caesar.

Documentário “O Escrevinhador Provinciano”

Na oportunidade, os alunos da disciplina Agência Experimental em Jornalismo lançaram o documentário “O Escrivinhador Provinciano”. O filme retrata a vida do jornalista Canindé Queiroz, figura emblemática na história do jornalismo mossoroense e conta com depoimentos de amigos, ex-funcionários do jornal e personalidades da sociedade mossoroense.

O documentário se transforma num importante instrumento para a preservação da memória da imprensa da cidade. A produção do documentário foi orientada pela professora Ma. Márcia Pinto. Um dos alunos envolvidos com o documentário, Regy Carte, falou sobre o trabalho: “A gente espera que seja um legado para os mais jovens, que seja um trabalho que para as futuras gerações”.

O professor Paulo Linhares, cujo depoimento consta no documentário, foi prestigiar o lançamento: “Ninguém tentou maquiar nada, nem mostrar apenas uma faceta de Canindé… Esse projeto foi muito bom e servirá como documento para as gerações futuras”, afirmou Paulo Linhares.

Participaram da produção do documentário os alunos: Regy Carte, Vanessa D’Oliviêr, Valéria Lima, Amina Costa, Marcielly Souza, Marília França e Talyze Rebouças, além do apoio dos técnicos administrativos Oziel Peixoto, Nivaldo Oliveira, Edileusa Martins e Marbenes Maia.