Estudantes e servidores da UERN se empenham na produção e distribuição de máscaras

Máscaras de proteção social são um acessório essencial de proteção contra a Covid-19. Para auxiliar no aumento de seu acesso à população potiguar, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) coopera em iniciativas de confecção e distribuição desses produtos em diferentes campi.

Em Mossoró, professores e alunos do Departamento de Química tiveram a ideia da fabricação de máscaras de pano, logo depois que o Ministério da Saúde informou que elas também seriam instrumentos úteis de proteção.

“Como minha mãe é costureira, ela se disponibilizou a produzir as máscaras sem custo para doação”, disse Marília Gabriela Araújo Pereira, estudante do Mestrado de Ciências Naturais e integrante do grupo de pesquisa do Laboratório de Catálise, Ambiente e Materiais da UERN (LACAM/UERN).

De acordo com a estudante, pretende-se fabricar inicialmente 600 máscaras, que serão distribuídas por professores e alunos de Química em comunidades carentes de Mossoró. A doação inclui ainda um manual de como usar e limpar o acessório.

Em Pau dos Ferros, a UERN firmou parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

A Universidade disponibilizou parte do material, principalmente películas transparentes, para confecção de máscaras por meio das impressoras 3D da Instituição federal.

Iniciada na última terça-feira, 31, a produção dos produtos tem como destino a doação em favor do Hospital Regional de Pau dos Ferros Dr. Cleodon Carlos de Andrade.

Também cooperam com o projeto profissionais do Campus de Pau dos Ferros da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).