...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Estudantes e servidores da Uern e UFS lançam série sobre o cangaço

Estudantes, professores e técnicos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS) produziram uma websérie audiovisual em parceria. A produção “O cangaço vive” – que aborda aspectos da história do cangaço no Nordeste – será lançada na próxima semana. A produção foi proposta por estudantes e professores da Universidade Federal de Sergipe e conta com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (FUNCAJU). A Uern TV é coprodutora. Os cinco episódios serão publicados no Youtube e no Instagram, entre os dias 5 e 9 de abril.

“O cangaço vive” retrata diferentes aspectos que mostram a força do cangaço, mesmo após 82 anos da morte do seu precursor, Virgulino Ferreira, o Lampião, considerado o rei do cangaço.

Gravações aconteceram no Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe
Foto: Pedro Ramos/Divulgação

Os episódios têm os seguintes temas: “A história do cangaço”, “A herança do cangaço, na forma de viver, em Sergipe”, “Arte e cultura no cangaço”, “Rota do cangaço como destino turístico” e “O cangaço continua vivo”.

As gravações ocorreram entre os dias 11 e 16 de janeiro deste ano, com locações em Aracaju, Poço Redondo, Canindé de São Francisco – municípios sergipanos –, em Piranhas, em Alagoas, e Mossoró, no Rio Grande do Norte.

A produção será veiculada também em emissoras de TV de quatro estados do Nordeste – Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco – e dois canais de abrangência nacional. 

A equipe que integra a produção é composta pelos alunos Andrei Ferreira e Pedro Ramos, e pelos professores Vitor Belém e Maíra Bittencourt, da UFS, juntamente com o professor Fabiano Morais, o cinegrafista e editor Adriano Pinheiro, e a estudante do curso de Publicidade e Propaganda, Livía Pinheiro, da Uern.

“A Uern TV tem mantido parcerias importantes com outras universidades e emissoras de TV, sempre com foco na produção audiovisual educativa. Nesta temática mesmo já produzimos a série Sou Xaxado, que hoje é sucesso de audiência no Canal Futura. Recebemos o convite da UFS para integrar o projeto ‘O cangaço vive’, e ficamos muito felizes de participar. Neste sentido, a Uern e a Uern TV cumprem seu papel, difundindo educação, cultura e cidadania através da TV e das diversas plataformas multimídia para todo o Brasil”, comenta o professor Fabiano Morais.

A websérie pode ser conferida pelo canal “O cangaço vive”, no YouTube, e pelo canal @ocangacovive, no Instagram.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support