...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Estudantes e pesquisadores da UERN participam do Congresso Brasileiro de Informática em Saúde

Alunos e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) e do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software, do Departamento de Informática, participam do XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS), que ocorre em Fortaleza. O evento foi aberto no dia 1º de outubro e segue até hoje, 4 de outubro.

Participam do evento, Adriano Gomes (Mestrado), Christina Pacheco (Pós-doutorado na UERN), Cynthia Maia (Mestrado) e Érico Gomes (Mestrado).

Com o tema “Saúde digital para a cidadania”, o CBIS reúne profissionais das áreas de informática e saúde de todo o Brasil, contando ainda com a presença de diversos especialistas internacionais.

O congresso propicia a integração entre as áreas de informática e saúde, com palestrantes e participantes da área médica e computacional. Na sua programação, o evento contou com diversos temas e segmentos da área, como prontuário eletrônico, gestão estratégica, soluções para o setor público e privado, capacitações profissionais, padrões de interoperabilidade e aplicações móveis.

Os trabalhos apresentados pelos discentes do PPGCC foram muito bem recebidos pelo público presente. Os trabalhos apresentados foram: “Sistema de classificação para auxiliar na recuperação de pacientes com disfagia orofaríngea: uma abordagem com o uso de ontologias” e “SOS Socorrista: sistema para auxiliar equipe médica de emergência na tomada de decisão”, orientados pelos docentes Cicilia Raquel Maia Leite e Patrício de Alencar Silva.

Para a professora Cicilia Maia, orientadora dos trabalhos, a participação dos alunos nesses eventos científicos possibilita transferência de conhecimento e tecnologias buscando uma formação sólida que extrapola os conteúdos vivenciados em sala de aula.

Os estudantes do Mestrado falam sobre a importância do evento: “Uma experiência enriquecedora que permite ampliar as visões da área por meio da troca de conhecimentos”, afirma Cynthia Maia. Érico Gomes complementa que por meio desses eventos ocorre o intercâmbio de ideias e soluções que buscam a interiorização das melhores práticas mundiais no desenvolvimento de pesquisa no auxílio da saúde. “Com os novos conhecimentos, renovamos e fortalecemos nossa prática e também ampliamos nossas discussões. Com a participação nesse evento, fica mais fácil multiplicar informações e ampliar os contatos e visões sobre as tendências e necessidades do mercado”, enfatiza Adriano Gomes.

Por fim, Christina Pacheco, que está realizando seu Pós-Doc na UERN, diz que esta é uma experiência singular e inspiradora, que possibilita ver as tendências e as pesquisas de ponta na área.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support