Estudantes do Departamento de Comunicação Social são premiados na Expocom Nordeste

O Departamento de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DECOM/UERN) teve dois trabalhos premiados na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, etapa Nordeste (EXPOCOM Nordeste) deste ano.

Do curso de Publicidade e Propaganda, o estudante Rannyson Mykael venceu na categoria outdoor, com o produto que fez parte da campanha “Por trás de cada grande anúncio, existe algo maior”, uma proposta de valorização do trabalho e do profissional de publicidade e propaganda. Essa campanha concorria ainda nas categorias de “Anúncio impresso” e “Publicidade em mídia alternativa”, com os alunos Antônio Laurindo e Rodrigo Carlos. Os trabalhos foram desenvolvidos na disciplina Laboratório de Criação Publicitária, com orientação do professor Ivan Chaves.

Disputando na categoria “Cinema e Audiovisual”, da modalidade “Roteiro de filme de ficção”, a estudante do curso de Rádio, TV e Internet (RTvI), Aline da Silva Fonseca foi a vencedora da etapa Nordeste com o roteiro de curta metragem “Silêncios”. Ela produziu o trabalho durante a disciplina Economia Política da Comunicação, com orientação da professora Júnia Martins.

Rannyson Mikael ressalta que seu trabalho foi uma das vertentes da campanha:

“O outdoor é um dos produtos da campanha que tinha o intuito de dar visibilidade ao profissional de publicidade. Todo o evento foi realizado de forma remota. O próximo passo agora é a etapa nacional. Foi uma experiência bem divertida e inovadora, ideal para nosso crescimento. Esse resultado mostra o potencial do nosso curso. Estar representando a Uern na etapa nacional traz o peso da responsabilidade, mas é gratificante saber que esse esforço resultou em uma representação tão grande”, afirmou Rannyson, destacando todo apoio recebido pelo curso, pelo departamento e pela universidade.

Aline Fonseca destaca o incentivo da professora Júnia Martins:

“Já tinha tido a ideia do roteiro em 2017. Anotei, mas não sabia o que fazer com ele. Acabei vendo a oportunidade de desenvolver esse trabalho na disciplina de Júnia. Não imaginaria que chegaria onde chegou, estou muito feliz de ter participado e de ter sido premiada. Eu realmente não acreditei que chegaria até aqui, mas com o incentivo da professora Júnia eu pude ver que eu e minhas colegas podemos fazer mais. Me sinto muito honrada e feliz em poder representar o Nordeste e, principalmente, a Uern na edição nacional”, afirmou Aline Fonseca.

Júnia explica que o roteiro do filme “Silêncio” traz temas delicados, porém, de abordagem necessária: luto e transtorno psicológico. O roteiro de curta metragem acompanha uma jovem que está lidando com o luto e acaba encontrando problemas com seus vizinhos. “É referenciado por filmes como O Iluminado, de Stanley Kubrick, e Black Swan, de Darren Aronofsky. Aline é uma estudante dedicada e inteligente, tem muito potencial na área do audiovisual”, afirmou Júnia Martins, ressaltando que o curso de RTvI da UERN foi finalista da Expocom Nordeste em duas categorias – Rádio, Tv e Internet; e Cinema e Audiovisual. “São categorias passíveis de maior concorrência, pois diferentes da maioria, nelas podem participar estudantes de qualquer curso superior de Comunicação do Nordeste, mesmo não sendo de habilitação específica na área”, complementou Júnia.

Na categoria Rádio, Tv e Internet, o trabalho do estudante Gelton Soares, um filme sobre cajucultura, finalista na modalidade “produção audiovisual para mídias digitais”, ficou entre os cinco melhores do Nordeste.

Os campeões disputarão a etapa nacional do prêmio. O Expocom é parte do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), maior evento de estudos da comunicação do Brasil.