Estudantes do DECOM/UERN ganham prêmio nacional

O Departamento de Comunicação Social (DECOM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) comemora mais uma conquista de seus alunos e professores. O projeto de extensão “Agência Radiocom”, realizado por alunos do curso de Comunicação Social/Radialismo e orientado pelo professor Marco Escobar, foi um dos vencedores do Expocom Nacional, competição científica do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM). O anúncio dos vencedores e entrega dos troféus aconteceu na última sexta-feira, em Foz do Iguaçu-PR.

O projeto foi classificado para a final do evento nacional depois de vencer o Intercom Nordeste, em João Pessoa-PB, em maio deste ano, na categoria Rádio, TV E Internet -Programa Laboratorial de Áudio.

Durante o ano de 2013 o projeto de extensão Agência Radiocom distribuiu notícias radiofônicas para emissoras comunitárias, além de disponibilizar conteúdo pelas mídias sociais. Para melhorar a qualidade ou mesmo implantar o radiojornalismo nas rádios comunitárias, as emissoras participantes recebiam diariamente boletins de notícias com assuntos de abrangência estadual ou local.

A produção dos boletins ficou a cargo dos alunos Tárcio Araújo, Fábio Oliveira, José Dênis Pinheiro Fernandes, Éverton Maia, Andréia Mendonça, Lúcia de Fátima Silva e Bruno Giordano Medeiros.

O professor Marco Escobar, coordenador do Projeto, explica que foram 24 rádios integrantes que receberam o material via e-mail e utilizaram na programação. “Além de ser um laboratório para os alunos praticarem, a Agencia radiocom ajudou na melhoria da qualidade do radiojornalismo em pequenas emissoras do Rio Grande do Norte e Ceará”, completa Escobar (à direita na foto com os alunos).

A notícia foi comemorada pelo reitor da Uern, Pedro Fernandes. “Prezados, que maravilha, que sucesso, que dedicação, que competência. Obrigado campeões. Agradeço em nome da Uern por mais essa vitória. Vocês nos mostram os caminhos da nossa gestão. Vocês comprovam que vale a pena. Bravo”, disse em sua conta na rede social.

O chefe do Decom/Uern, professor Fabiano Morais, destacou a alegria de todos com mais essa conquista. Ele e a professora Marcília Mendes participaram, junto com os alunos, da entrega do troféu. “É muito bom receber este resultado, e acompanhar a evolução destes alunos. Isso é resultado do empenho e dedicação de cada um deles e dos professores também”, comemorou.

Os boletins abordaram temas como sustentabilidade, saúde, energias renováveis, desenvolvimento regional, economia sustentável, comunicação e assuntos acadêmicos de interesse público.

TRABALHOS – Quase trinta estudantes do Decom/Uern estiveram em Foz do Iguaçu para o Congresso Nacional da Intercom. Eles foram no ônibus da universidade, disponibilizado através de um esforço do Decom, Fafic, Centro Acadêmico, Pró-Reitoria de Administração, Pró-Reitoria de Planejamento e da própria Reitoria. Os estudantes também apresentaram artigos científicos no evento, em áreas distintas.

Texto e fotos: DECOM/UERN