Estudantes de Medicina da UERN participam de encontro Potiguar em Caicó

Estudantes de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Potiguar (Unp) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participaram de 2 a 4 deste mês, em Caicó, do IV Encontro Potiguar e II Fórum Potiguar de Educação Médica promovidos pelos Centros Acadêmicos das instituições universitárias. Os trabalhos realizados, no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), contaram com participação do Reitor da UERN, Pedro Fernandes, e o Vice-Reitor, Aldo Gondim.
A organização do encontro declarou que o IV Encontro Potiguar dos Estudantes de Medicina (EPEM) surgiu da necessidade de maior integração entre as escolas médicas potiguares na tentativa de promover a unidade entre os estudantes de medicina, futuros profissionais, que antes de serem reconhecidos como oriundos de determinada universidade, serão acima de tudo médicos comprometidos com a responsabilidade de sua profissão e com a saúde do seu país. E que o tema debatido no encontro surgiu da situação atual da profissão médica, diante do impacto gerado pelas mudanças, no cenário de saúde brasileira, na forma como os profissionais médicos e a sociedade enxergam hoje o exercício da medicina e o profissional.
Durante três dias, os participantes tiveram a oportunidade de debaterem temas que dizem respeito ao exercício da profissão médica. Os temas abordados foram “Competências e Habilidades Comunicativas”, fundamentado na importância da habilidade de comunicação entre o médico e o paciente no processo de construção dessa relação, visando a empatia a confiança necessária nesse processo. “Educação em Saúde: O Paciente como Corresponsável do Cuidado”, que teve como objetivo abordar as competências médicas que ultrapassaram os conhecimentos técnicos, uma vez que os médicos são importantes educadores na sociedade utilizando a educação em saúde. E ainda, “Quando o Jaleco pesa, o que fazer?” onde se debateu sobre a responsabilidade de se lidar com a vida das pessoas que precisam de atenção médica e que é uma preocupação que aflige desde o estudante no início do curso até aquele que está prestes a se formar e também o médico recém-formado.