Estudantes de Enfermagem realizam ação educativa com Agentes de Saúde da UBS Chico Costa

Alunos do 6º período da Faculdade de Enfermagem (FAEN/UERN), da disciplina Estágio e Prática em Ensino I, realizaram na manhã de hoje, 11, uma ação educativa com orientações sobre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti – Dengue, Zika e Chicungunya – junto aos agentes comunitários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Chico Costa, bairro Barrocas.

A diretora da FAEN, professora Dra. Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes, acompanhou de perto a ação. “Essa atividade foi solicitada pelos próprios agentes de Saúde. O objetivo é tirar dúvidas sobre as três doenças”, afirmou Suzana Carneiro, explicando que outros dois grupos da FAEN estão trabalhando na UBS Marcos Raimundo Costa, bairro Belo Horizonte, e) fez uma atividade na Avenida Rio Branco”, complementou Suzana Carneiro. no Hospital Regional Tarcísio Maia. “Esse grupo que atua no Hospital Regional Tarcísio Maia também realiza um trabalho itinerante e no último domingo, 10.

Na próxima segunda-feira, 18 de abril, o segundo momento da ação dos alunos de Enfermagem terá como foco a Microcefalia e os casos que apresentam maior risco de complicações, como o agravamento em idosos e diabéticos. A atividade também será realizada na UBS Chico Costa e está inserida na campanha “UERN contra o Aedes”.

Ana Beatriz, estudante de Enfermagem, afirma que a experiência é enriquecedora: “É uma experiência muito positiva para nossa formação, pois temos o entendimento da realidade deles e podemos auxiliar de acordo com suas necessidades”, declarou a estudante. Sobre esse aprendizado, Suzana Carneiro explica que eles utilizam o conceito da educação dialógica, que prioriza a troca de experiências e conhecimentos.

O Agente de Saúde, Glêdson Márcio, destaca a parceria com a UERN: “Essa Unidade de Saúde (Chico Costa) é maior de Mossoró e da região Oeste, frequentemente recebemos acadêmicos da área da Saúde. A UERN sempre esteve muito próxima. Essa parceria é muito proveitosa”, afirmou Glêdson.

Além de passar informações para os agentes de Saúde, os alunos desenvolveram cartilhas informativas. Também estão agendadas outras ações com grupos de gestantes e idosos.