Estudantes de Direito são treinados para atuar em Prática Jurídica Criminal, na Defensoria Pública do RN

Cerca de 30 alunos do 8º e 10º períodos do curso de Direito, do Campus de Natal, tiveram a oportunidade de participar, nestas quinta e sexta-feira, dias 06 e 07, de uma capacitação para atuação em Prática Jurídica Criminal, na Defensoria Pública do RN.

Em oito palestras ministradas por defensores públicos, os estudantes da UERN e de outras universidades de Natal receberam noções gerais sobre defensoria pública e aprenderam sobre procedimentos especiais, execução penal, peças e atos processuais, juizados e atendimento, entre outros assuntos pertinentes à atuação em Prática Jurídica Criminal.

Segundo a defensora pública Ana Lúcia Raymundo, uma das organizadoras da capacitação para os estudantes, o treinamento foi uma grande oportunidade dos estagiários conhecerem o papel da Defensoria Pública e receber dos defensores, não apenas conhecimentos, mas informações práticas sobre o dia a dia do órgão.

“Pudemos esclarecer aos estudantes sobre nossa missão e importância na defesa dos Direitos Fundamentais e Constitucionais, bem como sobre como eles serão agentes multiplicadores nesse objetivo. Esse treinamento também serviu para esclarecer sobre a carreira de defensor público, que fica meio em segundo plano diante da advocacia, do Ministério Público e da magistratura”, resumiu.

A coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica do Campus de Natal, professora Déborah Leite, ficou satisfeita com a participação dos alunos. “Creio que alcançamos o objetivo de aproximar os estudantes e os defensores, através da troca de conhecimento, informações e experiências práticas”, avaliou.

Para a aluna do 8º período do Campus de Natal, Beatriz de Oliveira Cavalcante, que vai atuar como estagiária na prática jurídica criminal, através do convênio firmado entre a UERN e a Defensoria Pública, a capacitação serviu para esclarecer sobre as diferenças entre as práticas civil e criminal, bem como para obter noções de como lidar com o público desse serviço.