...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Estudantes de cursos da saúde realizam ENADE neste domingo

Neste domingo (24), estudantes universitários serão submetidos ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

Da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), serão avaliados este ano os cursos da área da saúde, que incluem concluintes de Enfermagem (Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó), Educação Física (Mossoró), Odontologia (Caicó) e Medicina (Mossoró). No total, 178 alunos farão a prova.

A prova, de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Além da preparação realizada no decorrer da própria formação dos alunos, a UERN vem desenvolvendo, desde o ano passado, um trabalho de motivação com os alunos que vão se submeter ao ENADE. No domingo (24), coordenadores de cursos, professores e técnicos vão acolher os estudantes nos locais de prova.

Em Mossoró, uma das novidades deste ano é a iniciativa do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (NUPICS) da Faculdade Enfermagem (FAEN/UERN). No dia da prova, profissionais e especialistas integrantes do NUPICS vão montar uma tenda em frente ao Campus Central da UERN, local de realização das provas, num espaço batizado de “ZENADE”, mistura da palavra “zen” com o acrônimo “Enade”. Técnicas de acupuntura e de relaxamento vão ser oferecidas a partir das 11h. Canetas, águas e lanches também vão ser disponibilizados.

“Tudo isso para que o aluno possa fazer uma prova de forma mais tranquila e obter um resultado melhor, porque a ansiedade e a tensão fazem com que o desenvolvimento do aluno não seja tão adequado”, disse o Prof. Dr. Lucídio Clebeson, colaborador do NUPICS.

Horário

O Enade 2019 será aplicado no dia 24 de novembro, com início às 13h30 (horário de Brasília), e será encerrado às 17h30, com duração total de quatro horas. A abertura dos portões será às 12h e seu fechamento às 13h. Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo INEP, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outros requisitos, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia), e caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente, para responder tanto às questões objetivas quanto às discursivas.

A participação no Enade 2019 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas das questões objetivas da prova.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support