Estudantes de cursos da área da saúde participarão do ENADE 2019

Aproximadamente 200 estudantes dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Odontologia e Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) farão as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), dia 24 de novembro deste ano.

O Enade é um instrumento de avaliação do rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências desenvolvidas em sua formação e um componente curricular obrigatório, sendo realizado em cada ciclo/área avaliada a cada três anos. Neste ano, estão sendo avaliados os cursos na área da saúde.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), as avaliações de cada ciclo do ENADE são orientadas por indicadores de qualidade e geram conceitos de avaliação de instituições e cursos superiores. Tais conceitos de avaliação são classificados em uma escala de cinco níveis, que variam de um a cinco, onde os níveis iguais ou superiores a três significam qualidade satisfatória.

Dada à relevância do exame na qualificação dos Conceitos Preliminares dos Cursos (CPC) e no Índice Geral de Cursos (IGC), a Avaliação Institucional, o Pesquisador Institucional, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) e professores têm realizado ações para implantação de uma cultura à participação efetiva dos estudantes no exame.

Entre as várias estratégias estão as reuniões de sensibilização com os alunos, o acompanhamento no preenchimento do questionário socieconômico, a aplicação de simulados periodicamente (Enadinho), a discussão dos componentes curriculares com os alunos e o apoio no dia da realização das provas.

Também está sendo disponibilizado um banner itinerante com importantes informações sobre o ENADE nas dependências dos cursos envolvidos e vídeos explicativos sobre o processo, que podem ser acessados nos links abaixo.