Estudantes da Uern são finalistas em prêmio de jornalismo no Pará

As estudantes do curso de jornalismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Luíza Gurgel e Louise Penélope integram a equipe produtora do documentário “Afreekanas”, finalista do Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo, promovido pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Pará. O documentário foi produzido durante o projeto Geração Futura – Juventudes, do Canal Futura em parceria com a Uern e outras universidades. A produtora audiovisual Wigna Ribeiro, egressa do curso de Comunicação Social da Uern, também integra a equipe finalista.

O documentário “AfreeKanas” mostra as vivências e posicionamentos de três pesquisadoras que se definem não como brasileiras, mas como “Mulheres africanas em diáspora”. No minidoc, elas (uma professora, uma psicóloga e uma escritora) falam sobre ancestralidade, afrocentricidade e repensam as noções de uniliderança, destacando uma visão pluriversal.

O documentário está disponível no FuturaPlay (globosatplay.globo.com/futura/v/8980961/). Os integrantes da equipe produtora são: Joana D’arc (UFPI), Jordan Navegantes (UFPA), Louise Penélope (UERN), Luíza Gurgel (UERN), Wigna Ribeiro (Buraco Filmes), Ronaldo Cézar (Unisc), Larissa Chaves (UFOP), Lucas Vilella (Univates), Thomaz Ferreira (UESC) e Uriel Silva (UFOP).