...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Estudantes da UERN participam do V Encontro de Negros, Negras e Cotistas da UNE

Cerca de 40 alunos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) viajaram hoje, 04 de agosto, com destino a Salvador-BA. A comitiva vai participar da 5º edição do Encontro de Negros, Negras e Cotistas da União Nacional dos Estudantes (ENUNE), que ocorrerá de 05 a 07 de agosto na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A Pró-Reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis, profa. Cicília Maia, fez questão de acompanhar a saída dos estudantes. “É importante a Universidade incentivar a participação dos alunos em eventos que trabalham a valorização da cultura negra e o combate à discriminação étnico-racial”, comentou Cicília, lembrando que neste ano o DCE promoveu o I Encontro de Negras, Negros e Cotistas da UERN. Cicília reforçou ainda que a Gestão tem buscado atender, dentro das possibilidades, as solicitações dos estudantes e mantido o constante diálogo com o DCE.

O coordenador geral do DCE, Tasso Alves, afirma que esse momento representa um marco para o movimento estudantil na UERN. “Sabemos da atual situação financeira da Universidade, que não está favorável… Agradecemos o empenho da UERN em ter feito esse esforço para garantir a nossa participação nesse evento. Infelizmente o racismo ainda é muito presente, são nesses momentos que nós discutimos esses assuntos para retonar com um aprendizado maior”, afirmou Tasso.

O DCE da UERN possui uma coordenação de Negros e Negras, coordenada pela estudante Glisiany Pluvia, que destaca a importância desse momento político: “É a primeira vez que a Universidade libera o ônibus para o ENUNE. Isso representa o avanço e a abertura da UERN em reconhecer que o povo negro precisa construir espaços para além da universidade. É um momento importante para conhecer as políticas públicas e saber o que os estudantes querem para o Brasil. Para o povo negro tem um significado político forte. Esse encontro une estudantes negros e cotistas de todo o Brasil, pauta as dificuldades que enfrentamos e alternativas para as universidades, para que elas sejam realmente inclusivas”, declarou Pluvia.

O estudante Ewerton Cândido representará a UERN no festival de Cultura e Juventude Negra. A apresentação ocorrerá sábado, 6, às 16h, na Escola de Dança da UFBA.

O ENUNE tem como tema “Minha presença te incomoda? Conquistar direitos e afrontar o racismo”, o encontro será um espaço de articulação e síntese das mais variadas experiências de enfrentamento ao Racismo que vêm mudando a cara deste país.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support