Estudantes da UERN participam de encontro nacional promovido pela UNE

Graduandas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) participaram do 8º Encontro de Mulheres Estudantes (EME), promovido pela União Nacional dos Estudantes (UNE). O evento ocorreu no período de 30 de março e 1 de abril, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais.

Com o tema “Mulheres em movimento: a resistência feminista nas universidades e nas ruas”, o EME reuniu universitárias de todo o país para discutir políticas estudantis voltadas para mulheres e o fortalecimento do debate feminista nas universidades. Foram abordados temas como a legalização do aborto, o fim dos trotes machistas, a criação de creches na universidade e a luta contra a mercantilização do corpo e vida das mulheres.

Da UERN, estiverem presentes no encontro a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Glisiany Plúvia; a coordenadora do Diretório Acadêmico (DA) do Campus de Natal, Diana Araújo; a coordenadora do Centro Acadêmico (CA) de Ciências da Computação, Melissa Filgueira; e a graduanda do curso de Ciências Sociais, Maria Luiza. As estudantes contaram com o apoio da Universidade, que forneceu passagem aérea e deslocamento ida e volta entre aeroporto de Fortaleza (CE) e Mossoró.

Para Glisiany Plúvia, a participação no evento foi muito significativa para potencializar o debate sobre a assistência estudantil voltadas para as mulheres na Universidade. “Cada vez mais as mulheres entram nas universidades e setem a realidade de poucas políticas estudantis voltadas especificamente para elas. Esse é um momento rico de troca de experiências, onde podemos avaliar onde conseguimos avançar e onde precisamos seguir em frente”, avalia.

Ela informa que a proposta agora é sentar com a gestão da Universidade e compartilhar a experiência do Encontro, bem como “discutir os caminhos da assistência estudantil e o que fazer para melhorar a vida das mulheres na Universidade”, frisa a estudante. Uma das prioridades, segundo Glisiany Plúvia, está pensar sobre a construção da creche Universitária.