...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Estudantes da Uern ganham dois prêmios na etapa nacional do Intercom

Dois estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foram premiados na etapa nacional do Expocom – mostra competitiva que integrou o 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2020. O Intercom é o maior evento de Ciências da Comunicação da América Latina e neste ano foi realizado de forma virtual, com o apoio institucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA), tendo como tema “Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?”.

Os trabalhos premiados foram: “Às vezes, é melhor não ser visto”, de autoria do aluno Antonio Laurindo de Holanda Paiva Filho, com orientação do professor Heitor Pinheiro de Rezende. Esse trabalho foi o vencedor na modalidade Anúncio Impresso (avulso), da categoria Publicidade e Propaganda. O outro trabalho premiado foi “Mães solo: empoderamento e resiliência”, de autoria da aluna Fernanda Larissa Freitas Aires, com orientação da professora Júnia Mara Dias Martins. Esse trabalho venceu na modalidade TCC/Projeto Experimental em Rádio, TV e Internet, da categoria Rádio, Tv e Internet.

Além desses dois trabalhos vencedores na etapa nacional, a Uern teve um terceiro trabalho escolhido entre os melhores do Nordeste. Trata-se do Outdoor (avulso) “Nem todos usam coroa”, da categoria Publicidade e Propaganda, autoria do aluno Rodrigo Carlos Bezerra Lopes com orientação da professora Sáskhia Raissa Torquato de Lima.

Laurindo de Holanda foi um dos vencedores

O estudante Antonio Laurindo de Holanda Paiva Filho explica que o trabalho vencedor foi desenvolvido por ele e mais dois colegas de turma, Rodrigo Carlos e Victor Pierre. “A gente desenvolveu esse anúncio como parte da conclusão de duas disciplinas. O material trouxe alguns comparativos em números relacionados às publicidades infantis que foram suspensas no Brasil. É uma campanha de conscientização, para que as pessoas possam seguir o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, que muitas vezes é desrespeitado. A gente ter vencido a etapa regional já foi uma surpresa, a vitória na nacional superou todas as nossas expectativas”, comentou Antonio Laurindo, ressaltando que trazer esse caráter competitivo de volta ao Departamento de Comunicação (Decom) foi muito positivo.

O prof. Heitor Rezende destaca que, enquanto professor e orientador, está muito orgulhoso do prêmio de Laurindo, e também tem orgulho dos demais estudantes do Decom. “Mesmo com todas as dificuldades relacionadas à pandemia, estamos colhendo bons frutos com nosso trabalho que envolve ensino, pesquisa e extensão. Também trabalhamos com projetos alinhados ao mercado e à comunidade externa. Esse trabalho de Laurindo representa esse esforço coletivo e é o reflexo de uma conquista de toda a comunidade acadêmica e dos cursos do Decom. O curso de Publicidade e Propaganda vem tendo bons resultados, um exemplo é a nota 5 do Enade”, afirmou o professor.

Clique na imagem abaixo e veja o anúncio de Laurindo em tamanho real:

“Mães solo: empoderamento e resiliência”

Escolhido como o melhor TCC de Rádio, Tv e Internet do Brasil, o trabalho de Fernanda Freitas culminou na produção de um documentário intimista, com uma mensagem sensível, forte e bastante real.

“Participar do Intercom Nordeste 2020 e receber o aceite do meu trabalho já foi um sonho. Trabalhei arduamente para produzir e concluir o documentário que foi idealizado do início ao fim com muito cuidado e carinho. Ganhar o prêmio regional e trazer esse título para a Uern – universidade que tenho orgulho de ter feito parte – me deixou em êxtase. Ver a maternidade solo sendo representada através do meu documentário em uma premiação para todo o Nordeste já era algo gigantesco para mim. Minha orientadora e amiga, Júnia Martins, nunca desacreditou e sempre me dizia que o trabalho iria brilhar cada dia mais. A partir daí, minha força de vontade e dedicação para levar o trabalho adiante triplicaram. Falar sobre o empoderamento e resiliência de mães que lutam todos os dias, incessantemente, para cuidarem sozinhas de seus filhos traz um peso social gigantesco”, comentou Fernanda.

A estudante Fernanda Freitas acrescenta que no Brasil já são mais de 11 milhões de mães solo. “Esse tema é sensível e precisava ser ampliado, discutido e principalmente desaromantizado. Ganhar o prêmio nacional só nos mostrou o quanto o documentário tocou toda a banca organizadora e confirmou a importância dele ter sido produzido e premiado como o melhor TCC em Rádio, Tv e Internet de todo o Brasil. Minha palavra é gratidão, por todo ensinamento durante minha graduação, por ter sido orientada por uma excelente docente e uma mulher incrível, e principalmente por ter levado para o Brasil esse tema tão importante de ser discutido. Me sinto lisonjeada por representar e dar voz a tantas mães”, finalizou.

A professora Júnia Martins explica que até chegar à competição nacional do Expocom há todo um processo. Inicialmente há uma etapa interna com a seleção dos trabalhos que irão representar a Universidade na competição, depois esses alunos passam pela etapa Nordeste e, por fim, os trabalhos vencedores competem na etapa nacional

O documentário de Fernanda foi postado no perfil @rtvi.uern, e pode ser visto nesse LINK.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support