Estudantes colam grau em solenidade no Campus Central

Estudantes dos cursos de Ciências Econômicas; Ciências Contábeis; Turismo; Gestão Ambiental; Serviço Social; Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Radialismo e Publicidade e Propaganda; Ciências Biológicas; Direito; Pedagogia; Letras nas habilitações em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas literaturas; Música; Geografia; História; Ciências Sociais; Filosofia; Matemática; Física; Química e Enfermagem do Campus Central, do Campus Avançado de Patu, do Campus Avançado de Assú, dos Núcleos Avançados de Alexandria, Caraúbas, Areia Branca e Nova Cruz receberam o grau de Bacharel e/ou Licenciado na Solenidade de Colação de Grau da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Nesta solenidade, os graduados Jhuliane Evelyn da Silva, do curso de Letras, habilitação em Língua Inglesa do Campus Central, e José Lindoécio de Farias, do curso de Ciências Contábeis, do Núcleo Avançado de Educação Superior de Alexandria receberam a Comenda do Mérito Acadêmico, concedida ao aluno concluinte do curso de graduação que obtiver o melhor desempenho acadêmico no seu curso, entre os aptos a colar grau, ao fim de casa semestre letivo, tendo para isso, que ter desenvolvido durante o curso atividades de pesquisa e extensão.

Como Paraninfo Geral das turmas concluintes foi escolhido o senhor Wagner Alves da Silva, graduado em 2012 pela UERN no curso de Pedagogia, tendo sido o primeiro aluno surdo a conseguir concluir um curso de graduação na instituição. Em seu discurso, que foi realizado na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e traduzido por interprete do Departamento de Apoio à Inclusão (DAIN), Wagner Alves falou sobre as dificuldades para conseguir concluir o curso de graduação e destacou a importância do DAIN em sua formação. Como pedagogo, ele é bolsista do Centro de Apoio ao Surdo (CAS), professor de crianças surdas e aluno do Curso de Letras, habilitação LIBRAS, no Estado da Paraíba. Wagner agradeceu à UERN pela sua formação, ao DAIN pelo apoio recebido e externou o desejo de continuar sua formação, com a pós-graduação. “Desejo um dia voltar a essa instituição como pós-graduado”, afirmou.

O Magnífico Reitor da UERN, Professor Milton Marques, em seu discurso, destacou a importância do DAIN, departamento que tem proporcionado a efetivação da inclusão dentro da Universidade e destacou o exemplo do Paraninfo Geral das turmas concluintes, Wagner Alves, que conseguiu concluir seu curso de graduação no mesmo tempo destinado aos demais estudantes do curso. “A UERN foi a primeira Universidade do Rio Grande do Norte a implantar um departamento de apoio à inclusão e segunda no Nordeste”, afirmou o Reitor, que ainda falou sobre a importância da presença da instituição no interior do Estado. “A UERN vai às cidades menores, mais distantes. Está presente em 17 diferentes municípios e 90% das cidades do Estado estão a menos de 50Km de um campus ou de um núcleo da UERN”, argumentou o Reitor.

O Reitor ainda elencou algumas das prioridades para 2013, como o prédio da FANAT, em Mossoró; a conclusão do Prédio da área acadêmica e administrativa do Campus do Seridó, em Caicó e a conclusão da obra ao lado do Complexo Cultural da UERN em Natal.