Estudante relata experiência vivenciada na Universidade de Barcelona, na Espanha

A estudante do 8º Período de Gestão Ambiental, do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Hozana Raquel de Medeiros Garcia, retornou na terça-feira (24) da Espanha. Hoje (27), ela fez um relato da experiência vivenciada na Universidade de Barcelona, onde permaneceu durante 1 ano e 20 dias, pelo Programa Ciência sem Fronteiras..

Segundo Hozana Garcia, os estudantes que fazem parte do Programa Ciência sem Fronteiras são muito bem acolhidos, como ficou constatado, e incentivados no desempenho de suas atividades a partir do seu desembarque nos países de origem. Disse que na sua permanência na Espanha, teve acesso a algumas disciplinas nos cursos de Geografia e História e fazia estágio no curso de Ciências Ambientais na Universidade de Barcelona, junto com estudantes de várias países estrangeiros. “Eu tive a oportunidade de passar por todo esse processo e posso garantir que é proveitoso e repetiria a mesma experiência, caso tenha essa oportunidade, quando estiver cursando uma pós graduação”, garantiu.

Hozana relata que logo após o desembarque dos estudantes na Espanha, pôde constatar a preocupação na Universidade de Barcelona em recepcionar os novos alunos que desembarcam de outros países, partes deste Programa Ciência sem Fronteiras. “Logo que chegamos somos conduzidos à Sala Magna, onde o Reitor da Instituição preside todo o cerimonial de boas-vindas e, em seguida, são encaminhados aos seus respectivos locais de estudos”, lembra.

Os professores, adiantou, a estudante da UERN se preocupam com o aluno, em relação ao aprendizado, por se tratar de profissionais abertos ao dialogo com todos os participantes que encontram alguma dificuldade no relacionamento e no entendimento da língua do país sede do programa, naquela oportunidade.

A estudante da UERN faz questão de mencionar a troca de experiência que todos os integrantes do programa vivenciam, exatamente pelo fato de conviverem com colegas de outras culturas – são estudantes japoneses, italianos, franceses, portugueses, mexicanos e espanhóis. Outra vantagem do programa é possibilitar aos estudantes a condição de aperfeiçoar a língua do país sede do programa, naquela oportunidade, como foi o seu caso que cursou catalão, logo nos primeiros dias de sua permanência na Espanha.

Quando da conclusão do curso na UERN, os estudantes que participam do Programa contarão em seus históricos, as disciplinas pagas no exterior, como foi o caso de Hozana Garcia, aproveitadas pela instituição de origem.

Programa – O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

A UERN participa do programa desde seu início em 2011 através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPEG e da Diretoria de Assuntos Internacionais – DAINT. Neste período, 14 estudantes da instituição foram selecionados e atualmente seis estão em outros países, como Canadá, Austrália, Alemanha e Itália.