Estudante de Medicina irá para os EUA através do Programa Ciência sem Fronteiras

Exemplo real do ditado popular “Quem estuda vai longe”, o aluno Arthur Robson da Costa Freire, acadêmico do 4º período do curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), está de viagem marcada para os Estados Unidos, ele embarca no dia 23 de agosto.

Contemplado com uma das bolsas do Programa Ciências sem Fronteiras, o estudante passará nove meses nos Estados Unidos, na University of Wisconsin – Madison. Natural de Governador Dix-sept Rosado, Arthur Robson estudou a vida inteira na escola pública e conseguiu aprovação no curso de Medicina da UERN através do Sistema de Cotas.

Aos 21 anos, é a primeira vez que ele viaja ao exterior. “Minha família está bem apreensiva, principalmente minha mãe. Eu sempre quis fazer um intercâmbio, meu pai me incentiva muito, diz que eu tenho que ir atrás de meus sonhos”, afirma Arthur Robson, que já escreve, compreende e lê o inglês sem problemas. “Acredito que com o tempo, irei falar fluentemente. Vou crescer pessoalmente e enriquecer meu currículo”, complementa. Arthur Robson fez o teste do visto, em Recife, todo em inglês.

Arthur receberá mensalmente, através do Programa Ciências sem Fronteiras,  com recursos do CNPq, uma bolsa de U$ 300,00, fora os gastos com alimentação e moradia, além das taxas da instituição que ele irá frequentar. “O valor do semestre nessa instituição é de U$ 15 mil”, informa o prof. Dr. Iron Dantas, assessor técnico da UERN.

O Reitor Milton Marques de Medeiros, recebeu a visita do estudante na tarde desta quarta-feira (15). “A Universidade deseja que você tenha muito sucesso e volte para servir de exemplo aos outros alunos”, afirmou o Reitor, parabenizando o aluno pela conquista.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, prof. Dr. Pedro Fernandes, informou ainda que há outros alunos da UERN de viagem marcada. O estudante Carlos Eduardo Silva Morais (Ciência da Computação) está na Alemanha; Joilson Marques Ferreira Filho (Gestão Ambiental) está na Itália; Fernanda Aparecida de Queiroz Lima (Enfermagem) irá para Portugal;  Hozana Raquel de Medeiros Garcia (Gestão Ambiental) irá para a Espanha; Hiogo Marlus Araújo de Andrade (Educação Física), Serafim do Nascimento Júnior (Ciência da Computação), Acássio dos Anjos (Ciência da Computação), Marianna Araújo (Ciência da Computação) e Ewerton da Costa Ribeiro (Ciência da Computação) irão para o Canadá.

Ainda participaram da visita o prof. Dr. Wogel Sanger, pró-reitor adjunto da PROPEG, e o professor  Francisco Péricles de Amorim, diretor da Faculdade de Direito (FAD).

O PROGRAMA – O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.