Estudante de Gestão Ambiental da UERN relata experiência na Itália

O estudante do 6º Periodo do curso de Gestão Ambiental da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Joilson Marques Ferreira Filho, não poupou elogios ao Programa Ciência sem Fronteiras, vivenciado por ele, no período de um ano, na cidade de Pisa, na Itália. Ele relata esta experiência adquirida conta para facilitar o aprendizado.

Joilson Marques retornou no dia 2 deste mês (08) da Itália depois de participar de uma seleção promovida pela UERN no Programa Ciência sem Fronteiras. Ele conta que nesse período de 12 meses vivenciados em Pisa, na Itália, traz como aprendizado a sua participação em um estágio de 06 meses em laboratórios da Universidade de Pisa.

Ele relata que nesse período sua linha de pesquisa foi voltada ao Biomonitoramento de Ozônio Teotosférico como instrumento em Projetos de Educação Ambiental. Com esse aprendizado adquirido, Joilson Marques disse que vai conseguir na UERN o aproveitamento das disciplinas de Agronomia Ambiental e Uso de Reutilização de Biomassa. Garante que o acesso a essa pesquisa hoje, no Brasil, pode ser adquirida somente em São Paulo, onde esta área é explorada. E que teve o privilégio de estudar numa universidade por onde passou o físico Galileu Galilei.

Convivência – Nesse período trabalhando diariamente com estudantes de 63 países, o estudante da UERN garante que foi uma excelente oportunidade de aprendizagem. Afirma ter vivenciado momentos únicos, mediante acesso as mais diversificadas culturas de diferentes continentes, representados por países como a China, Japão, Africa, Australia, dentre outros.

Pela experiência adquirida, Joilson Marques reforça que o Programa Ciência sem Fronteiras tem o retorno positivo na vida de todo estudante que dele puder participar e aconselha que o projeto seja mais difundido no âmbito de todas as universidades. Outra grande oportunidade que os participantes contam, de acordo com o estudante da UERN, é com a facilidade de aprimorar o conhecimento de línguas, diante da diversividade oferecida.