Estudante de Caicó conquista duas medalhas nas Paralimpíadas Universitárias Brasileiras

“Sinto-me realizada por tudo que já passei e pelo que consegui”, disse orgulhosa a estudante Palloma Letycia Santos da Silva, com duas medalhas de bronze no peito, fruto do seu bom desempenho nas Paralimpíadas Universitárias Brasileiras de 2019. Ela conquistou o 3° lugar em duas categorias, na competição que foi realizada no Centro Paralímpico de São Paulo.

Palloma Letycia teve destaque nas categorias de lançamento de dardo e lançamento de disco. O resultado obtido pela aluna do curso de Enfermagem, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Caicó, é motivo de orgulho para a comunidade acadêmica. “Estamos muito felizes. Ela é exemplo de esforço e superação”, declara a diretora do Campus, a Profª. Dra. Shirlene Mafra.

De fato, esforço e superação fazem parte da trajetória de Palloma Letycia. Não apenas no esporte e na vida acadêmica, mas em todos os aspectos de sua vida.

Aos seis anos de idade, ela foi diagnosticada com um tumor no cérebro e precisou passar por cirurgia. “Ainda com seis anos, o médico tirou a metade do tumor e depois aos oito anos fiz uma nova cirurgia para retirar a outra metade”. Isso, entretanto, foi apenas o começo. Desde a descoberta do tumor, a estudante e sua família tiveram de superar várias adversidades.

Foram 11 cirurgias; diagnósticos errados que fizeram com que Palloma Letycia passasse por 18 sessões de quimioterapia e 28 de radioterapia sem necessidade, o que agravou seu estado de saúde; erros em procedimento médico e acidentes que teve como sequelas uma deficiência física. Apesar de todas as adversidades, Palloma Letycia encara a vida com um sorriso no rosto e grata pelas coisas que conquistou.

“O resultado da Paralimpíadas Universitárias Brasileiras é muito importante. Não apenas pela inserção da UERN na competição, mas, principalmente pela história de superação de Palloma Letycia. Ela é uma excelente aluna e seu esforço e dedicação são exemplos para todos”, destaca a professora Maura Vanessa.