...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Especialistas destacam pioneirismo da Uern na aplicação de políticas de inclusão e acessibilidade

Mesmo antes da publicação do Estatuto da Pessoa com Deficiência em 2015, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern já havia formado sua junta multiprofissional, avaliando a pessoa com deficiência de forma biopsicossocial.

Esse pioneirismo foi destaque na edição desta quarta-feira (15) do Programa do Uern Talks, que trouxe o tema “Políticas de inclusão e acessibilidade na universidade pública”.

De acordo com a professora Ana Lúcia Oliveira Aguiar, docente da Faculdade de Educação – FE/Uern e diretora de Políticas e Ações Inclusivas da Uern, o empenho da Universidade inclui um duplo trabalho, de sorte a promover a pesquisa científica sem ignorar a prestação de serviço social.

“Nós temos reuniões e rodas de conversa com as famílias, porque elas também precisam entender essa condição da pessoa com deficiência”, declarou a professora. Para ela, “não adianta um trabalho de quebra de barreiras sem a presença de todos ali”.

A professora frisou ainda que essa política de inclusão deve ultrapassar a graduação, proporcionando as pessoas com deficiência galgar todos os graus de ensino.

Além de Ana Lúcia, o programa contou com a participação do professor Vicente Celeste de Oliveira Júnior, docente do curso de Direito da UnP, e do bacharel em Direito João Paulo Barbosa, pessoa com deficiência visual e egresso da Faculdade de Direito – FAD/Uern.

Destacando o direito de todos os brasileiros a educação de qualidade, Vicente falou sobre o papel das universidades na construção de políticas públicas de inclusão na área.

O professor salientou que, além de realizar políticas públicas multiprofissionais antes da entrada em vigor do Estatuto, a Uern “já convidava a sociedade para debates acerca da legislação”.

João Paulo, por sua vez, declarou-se surpreendido com o trabalho desenvolvido pela Universidade estadual. O bacharel contou que, durante a sua graduação, encontrou uma instituição preparada, com docentes e servidores técnicos abertos a aprender, e colegas estudantes receptivos.

Ele completou que “certamente hoje quem entrar vai encontrar uma universidade melhor do que a que eu encontrei”.

Atualmente, a Uern é referência na promoção de políticas de inclusão da pessoa com deficiência no RN e no Brasil.

O programa

O UERN Talks – Diálogos com a sociedade é um projeto institucional de divulgação científica realizado pela Assessoria de Governança da Informação e Transparência em parceria com a UERN TV e a Agência de Comunicação – Agecom.

Para acompanhar o programa, inscreva-se no canal da UERN TV na plataforma de vídeos Youtube AQUI.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support