...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Especialistas debatem a Importância do ensino na Economia do RN e Mercado de Trabalho

Com palestras abordando os temas “A Importância do Ensino sobre a Economia do Rio Grande do Norte” e o “O Economista e o Mercado de Trabalho” foi aberto na manhã desta segunda-feira, (28), o ciclo de debates da da III Semana de Economia, promovida pelo Departamento de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Os trabalhos se estenderão até a próxima sexta-feira (01/08)

A abertura dos trabalhos foi presidida pelo Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM), Prof. Dr. Zezineto Mendes de Oliveira, oportunidade em que fez a apresentação dos palestrantes convidados para a abertura da Semana. Os debates acontecem no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) no período de 28 de julho a 01 de agosto.

O primeiro palestrante da Semana foi o Prof. Dr. Francisco Wellington Duarte, Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Inicialmente, ele elogiou a organização do evento. Na oportunidade, debateu sobre a “A Importância do Ensino sobre a Economia do Rio Grande do Norte”, com os participantes do evento. Ele disse que veio repassar a experiência adquirida em Natal junto a UFRN, que foi o de introduzir o estudo de economia do Rio Grande do Norte na sua perspectiva histórica e na sua perspectiva econômica.

E fechando o ciclo de debates da manha desta segunda-feira, o Economista Roberto Máximo, Presidente do Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Norte (Corecon) também abriu o debate parabenizando a UERN pela iniciativa e pela condução dos trabalhos. O dirigente do Corecon falou sobre “O Economista e o Mercado de Trabalho”. Ele abordou sobre o papel do economista bem mais próximo da cidade, da sociedade, onde a gente possa cada vez mais de aproximar da realidade local, e onde o economista possa cada vez mais desenvolver as suas habilidades. “Estamos com os alunos, incentivando cada vez mais a entender o seu foco: o que ele quer ser se ele quer ser da graduação, se ele quer ser do mercado”, concluiu.

Panorama Macroeconômico – A programação da III Semana de Economia da UERN terá continuidade a partir das 19h30, no auditório da FAFIC, com a exposição do pesquisador da Diretoria de Macroeconomia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Prof. Dr Adolfo Sacshida. A palestra proferida pelo professor aborda “O Panorama Macroeconômico Atual”. Com amplo currículo, o palestrante da noite desta segunda-feira, Adolfo Sachida possui doutorado em Economia pela Universidade de Brasília, realizou pós-doutorado com o Professor Walter Enders na University of Alabama, lecionou Economia na University of Texas – Pan American e foi consultor short-term do Banco Mundial para Angola. 

A convite da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) visitou o Japão para um intercâmbio com experts japoneses sobre modelagem macroeconômica. Tem experiência na área de Macroeconomia, com ênfase em Modelos Econométricos. Sua principal área de pesquisa refere-se ao uso de modelos econométricos para a resolução de questões econômicas. Publicou vários artigos nacional e internacionalmente, sendo de acordo com Faria et al (2007), um dos pesquisadores brasileiros mais produtivos na área de economia. Atualmente está pesquisando sobre a qualidade da política fiscal e monetária no Brasil e sobre os fatores determinantes da violência urbana. Em sua terceira edição, a Semana de Economia atinge público recorde: são mais de mil participantes dentre professores, pesquisadores e alunos. 

IMPACTOS – Nesta terça-feira (29), os trabalhos da III Semana de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte serão retomados a partir das 7h30, no auditório da FAFIC, com a abordagens de mais dois temas importes – Impactos Econômicos do Turismo em Evento: o Legado da Copa do Mundo para a Cidade de Natal, a cargo do Prof. Dr. Rudson Edson Gomes de Souza, Membro do Comitê Gestor Municipal para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

Ainda pela manha, o tema em debate será “Impactos Econômicos do Turismo de Eventos: O Caso do Mossoró Cidade Junina”, a cargo do Empresário João Sabino e do Prof. Dr. José Mairton de Figueredo França. E a partir das 19h30, o tema em debate será “ Distribuição de Renda e Avaliação de Políticcas Redistributivas”, a cargo do Prof. Dr. Erick Alencar Figueredo, da Universidade Federal da Paraiba (UFPB).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support