...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Especialistas da UERN explicam como organizar rotina das crianças durante a quarentena

Durante o necessário isolamento de quarentena advindo da pandemia Covid-19, surgem desafios que incluem o teletrabalho, a manutenção de exercícios físicos e o controle emocional. Para papais e mamães, a tarefa inclui ainda a distração e a educação das crianças.

Segundo especialistas, a quebra da rotina traz consequências negativas para a saúde física e mental. Educadores relatam que, sem organização, os menores podem sofrer com alimentação descontrolada, falta de cuidado com a higiene pessoal e tempo excessivo na frente da TV, do celular e em jogos on-line.

Então, o que fazer?

“É um momento muito difícil, primeiro porque muitos pais não estavam acostumados a passar o dia inteiro com a criança. Então, tudo isso é novidade, são desafios, mexe na questão da resiliência, na capacidade de tolerância. Mas troque essa ansiedade, essa impaciência com as crianças em atividades”, recomenda o professor José Evangelista de Lima, titular da cadeira de Psicologia da Educação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Andressa de França Montenegro é coordenadora do Laboratório de Práticas Educativas (LAPE) da UERN. Para ela, pais e mães deveriam estabelecer um Plano de Rotina Semanal (PRS), fundamental também para os adultos.

“Tanto as crianças quanto os adultos precisam estabelecer o que irão fazer em cada turno do dia, inserindo atividades de escola/trabalho, mas também àquelas relacionadas ao lazer e higiene”, disse.

Andressa explica que, se não houver um alinhamento de rotinas, os cuidadores poderão apresentar dificuldade de se concentrar em suas próprias tarefas, seja com home office, sejam outras.

A coordenadora cita um exemplo: “se o pai trabalha à tarde, então, a sugestão é que as crianças façam, no turno vespertino, alguma atividade que evite barulho, como assistir filmes, montar quebra-cabeça, ler livros ou revistinhas, fazer caça-palavras etc.”

Caso os pais tenham dificuldade em montar esse cronograma, poderão procurar um profissional da área da educação como um pedagogo ou psicopedagogo, conclui a profissional, ressaltando ser esta uma oportunidade de conhecimento e aproximação mútuos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support