...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Especialista de referência no País participa de live da UERN sobre homeschooling

Nesta sexta-feira (29), o projeto “UERN vai à escola” promove, no seu canal na plataforma de vídeos YouTube, uma live com o tema “Homeschooling no Brasil: ampliação do direito à educação ou via de privatização?”.

Mediada pela professora Iasmin Marinho, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a transmissão contará com a presença da professora Luciane Barbosa, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Barbosa é atualmente uma das maiores referências sobre o tema, premiada por produções científicas sobre o “homeschooling” no Brasil.

“Sabe-se que existem mobilizações por parte de alguns grupos de interesse acerca da legitimidade do Estado em relação à compulsoriedade da educação escolar. No entanto, é preciso pensar os contextos em que estamos inseridos, político, econômico e social”, disse a professora Isamin Marinho.

De acordo com a professora, a legislação brasileira não trata diretamente do assunto, embora haja projeto de lei em trâmite no Congresso Nacional que o possa regular, principalmente por alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Marinho afirma ser necessário “pensar sempre os efeitos dessas medidas na realidade brasileira, a quem elas servem, em que caminhos e escolhas isso nos leva, e leva também a escola e educação pública no nosso país”.

A live tem o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade da UERN (GEPPES-UERN). Para acessar o canal no YouTube do projeto, basta clicar AQUI.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support